Being Êrica

Make a wish: 3 listas para mudar a sua vida

22 de novembro de 2018

Que eu sou a louca das listas não é segredo para ninguém. 90% dos meus amigos me chama assim e isso já está tão marcado, que faz parte das minhas bios nas redes sociais. Portanto, nesse fim de ano, gostaria de compartilhar três listas que faço anualmente e que mudaram a minha vida. Essas listas me fazem enxergar quantas coisas boas aconteceram no ano que está para acabar. Além de funcionarem como uma sepultura para todas as coisas ruins que quero deixar para trás e também uso para lançar ao universo tudo o que quero conquistar nos próximos anos. Mas, por que uma lista? Pensar em todas essas coisas já não é o bastante? Não.

A gente pensa, deseja e muitas vezes esquece. Aí, quando aquele desejo se torna real, esquecemos de agradecer e de perceber que passamos um tempo desejando aquele momento. Sendo assim, colocar no papel te ajuda a não esquecer o que desejou. Também te ajuda esvaziar a mente de tudo aquilo que te fez e faz mal. Afinal, se você viu/leu Para todos os garotos que amei, sabe que a Lara Jean escreve cartas para se despedir de amores que ela não quer mais carregar. Portanto, tire um tempo para fazê-las, com calma. Perca a preguiça e escreva as listas para mudar a sua vida!

A lista de sentimentos que precisam ir embora

A gente costuma achar que a virada do ano é um transformador de vida. Que dia 31 podemos estar totalmente errados, mas a partir do dia 1, tudo vai mudar. Seremos mais isso. Aquilo e mais aquilo outro. Só que, chega fevereiro e a internet já está bombando de memes sobre estar tudo na mesma. Sobre estarmos cansados. Desesperados. E desejando mais uma virada de ano. Acontece que, as coisas só vão mudar mesmo, quando você quiser e fizer por onde. Portanto, faça uma lista com todas as coisas que te entristeceram no ano. Com todos os sentimentos que você quer se desfazer.

Deixe todas as mágoas irem embora com aquele papel. Liste, um a um. Mesmo que demore dias para lembrar de tudo. Mas, faça isso por você. Pensando no seu bem-estar mental. E, a partir do momento que você se desfizer dessa lista, se permita a dar adeus de forma definitiva para tudo que colocou ali. Se perdoe e deixe qualquer culpa que sinta ir embora junto, ok? Você não foi a primeira, nem a última, pessoa a cometer um erro ou confiar em uma pessoa não tão bacana.

A lista de agradecimentos

Antes de pedir mais, que tal parar para agradecer? Não sei se você acredita em Deus, em Oxalá ou nas estrelas. Mas, você precisa agradecer quem quer que acredite. E, se não acredita em nenhuma força superior, agradeça a você mesmo. Aliás, mesmo que acredite, se permita agradecer a você também. Afinal, o que você conseguiu, conquistou e realizou nesse ano foi por que se dedicou. Se esforçou e mereceu. Então, tudo também é mérito seu. Escreva nessa outra folha tudo que você gostaria de agradecer. Tudo o que realizou. Desde as coisas que você desejou no ano anterior, até coisas que você nem imaginava conseguir. Sinceramente, desde que aprendi a agradecer mais pelas coisas que tenho, que aprendi e que conquistei, mais coisas boas começaram acontecer. Coincidência? Eu acho que não!

A lista de desejos

Não há muito o que explicar por aqui. Você vai escrever em uma folha tudo o que deseja conquistar no ano seguinte. Anoto todas as metas mesmo. Desde a quantia de livros que quero ler, até as séries que quero por em dia. Quantas viagens quero fazer, os lugares que quero conhecer e as coisas que pretendo comprar. Eu costumo me desfazer das duas primeiras listas. Você pode se desfazer ou guardar, você que sabe. Mas, sugiro que a lista de desejos seja guardada. De preferência, longe das suas vistas, para que não haja tanta cobrança. É gostoso chegar ao fim do ano, achar a lista e pensar: “caramba, nem lembrava que pedi isso e consegui!”. 

O importante dessa lista não é só ir cumprindo seus objetivos. Aliás, não se cobre se não derem certo. Se chegar ao fim do ano e você ainda desejar algum dos itens não realizados, simplesmente o coloque na próxima lista. Tem desejos que levam anos para se realizar. Eu quis muito na minha infância ir para o Beto Carrero. E, só consegui aos 22 anos. E tá tudo bem! Por que, aqui o que importa é entender que desejos mudam. As vezes, quando chega o fim do ano, você reabre a sua lista e pensa “sério que eu quis isso? Que bom que não deu certo!”. Por que você nem quer mais aquilo. Você muda o tempo todo e seus desejos também. O importante é entender que está tudo bem, ok?! 

Aproveite esse último mês que temos até o fim do ano e faça essas listas. Dê pelo menos uma chance. Prometo, que você não vai se arrepender. 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: