Tapa Virtual

Limites: regras que devemos ou não quebrar para viver bem

2 de setembro de 2018

Limites existem em diversos fatores das nossas vidas. Seja algo financeiro, profissional ou até mesmo pessoal. Algumas vezes ficamos presos em algumas situações porque acreditamos que aquilo está além do nosso alcance. Outras vezes temos a necessidade de estabelecer um limite bem claro que não desejamos ultrapassar. Uma coisa é certa, alguns limites devem ser superados e outros, basta respeitar.

Odeio falar em telefone, sempre odiei. Há histórias por aqui de uma mini eu correndo quando alguém ligava e queria falar comigo. Algo que cresceu comigo e que eu não tenho mais obrigação de lidar, obrigada mensagens instantâneas! Outra coisa que desenvolvi com o tempo e me acompanhou: não sou uma pessoa de contato físico. Não curto ser abraçada e beijada. Um limite pessoal do meu espaço. Mas que nem todo mundo entende e respeita.

Atualmente, temos uma geração que se conecta por redes sociais e mensagens rápidas. Que venham as pessoas mais velhas dizendo que “na minha época não era assim” ou “vocês estão perdendo a vida na frente do celular”. Mas a tecnologia vai muito além disso. Ela aproxima pessoas que estão longe, ela quebra barreiras e nos leva além dos limites dos estados. Ampliamos nossa comunicação. E tá tudo bem se pessoalmente você não é tão comunicativo quanto por mensagens!

Limites: (fg) ponto que não se deve ultrapassar: A paciência tem limites.

Precisamos aceitar que somos assim, que os limites impostos por nós mesmos são barreiras pessoais de proteção. E que não precisamos virar uma pessoa que gosta de abraços para agradar todo mundo. Exatamente por eu ser essa pessoa que evita contato, eu sei o quanto a minha vontade de abraçar é valiosa. O quanto um abraço meu pode ser significativo para quem me conhece e convive comigo. Quando eu aceitei isso, me senti bem melhor.

Mas além desse limite físico, ainda existe aquele que define nosso caráter pessoal. Aquele que nos mantém do lado correto e que nos mantêm seguros. Limites que estabelecemos para entender onde não queremos chegar e quando determinada situação se torna insustentável. Entenda que limites são necessários. É algo para manter nossa mente sã e nosso caminho na direção correta. Não tenha medo de delimitar algo que faz parte da sua vida e saiba que algumas coisas devem ser aproveitas sem limites, desde que te faça bem e não cause mal estar ao próximo.

 

 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: