Tapa Virtual

Relacionamento: Livre para voar e para voltar

19 de agosto de 2018

Os relacionamentos ficam muito mais simples quando entendemos uma regra da vida. Não somos donos de ninguém, além de nós mesmos. Não importa qual o tipo de relação, amorosa ou amizade, precisamos entender que aquela pessoa pertence ao mundo. Somos como pássaros: livre para voar e voltar para onde quisermos. Mas como pode ser difícil entender algo assim, não é mesmo?

Não sou uma pessoa que teve muitos relacionamentos na vida, apesar de viver sempre cercada de diversas pessoas. Eu sempre tive dificuldade em criar laços e conexões maiores. Nunca sofri demais ao ver uma pessoa partir, não consigo contar em meus dedos quantas amigas de verdade foram embora e eu permaneci indiferente. Acho que o conceito de liberdade sempre esteve presente em minha mente. Se você ama alguém de verdade, deixe esta pessoa livre para ir e vir. Melhor do que prender alguém ao seu lado, é saber que esta pessoa escolheu ficar e segurar sua mão.

Algum tempo atrás, no início do meu relacionamento atual, li um texto sobre pessoas que criam raízes e aquelas que gostam de voar. Resumindo, o texto comparava a vida dessas duas pessoas e dizia que geralmente, apesar de serem tão diferentes, essas pessoas se apaixonavam. E a que gostava de voar, criavam um local seguro para ficar, enquanto a que criava raízes sentia vontade de sair e conhecer o mundo. E foi esse texto que esclareceu como relacionamentos devem ser saudáveis para ambos os lados, apesar das diferenças.

Se você ama alguém, deixe-o livre. Se ele voltar, é seu. Se não, nunca foi.

Richard Bach

Quando conhecemos uma pessoa nova, precisamos entender que ambos os lados estão fazendo adaptações para dar certo o convívio. Nem sempre é fácil, coisas como distância, planos e carreira podem interferir muito no desenvolvimento da relação. Mas outra grande verdade da vida é que quem deseja algo, dá um jeito. Então mesmo quem deseja ser livre, pode sim encontrar conforto em ficar. Assim como quem nunca sentiu desejo de partir, pode sentir vontade de ir. Aquele impulso de pular de cabeça no mundo quando segura a mão daquela pessoa especial.

E o que eu quero dizer com todo esse texto? Ciúmes existe. Não há como negar, todo mundo já foi mordido por esse bichinho. Não existe fórmula certa pra lidar com ele, algumas pessoas jamais irão conseguir isso. Outras vão jurar de pé junto que não sentem isso, mas vão sentir uma pontada algum momento. É imprevisível, mas uma boa maneira de lidar com isso é ter confiança. A base de um relacionamento saudável é poder confiar na outra pessoa. Não é fácil quando alguém já instalou um receio dentro de nós, mas não é impossível.

O dia que entendermos que todo mundo é livre, seremos pessoas melhores. Seja quem quiser, vá onde puder e escolha qual caminho quer seguir. Somos donos das nossas próprias vidas e nascemos com o poder da escolha. Você pode ser um pássaro livre e ainda assim, saber que no final do dia existe um ninho seguro para onde deseja voltar. A vida fica muito mais leve, você vai perceber.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: