Às vezes, tudo que precisamos é de um tempo para nós mesmos. Uma pausa na rotina, uma pausa para o coração e um respiro entre os pensamentos. É algo difícil de fazer, vivendo em uma sociedade acelerada, mas quando percebemos estamos no abismo. À beira de um colapso.
Todo mundo conhece alguém que sofreu um surto nervoso, ou conhece ou já teve seu próprio surto. Vivemos de uma maneira que não nos permite muitas pausas e isso, certamente, cobra seu preço. Enquanto estamos ocupados correndo por estudos, carreira e conquistas, nosso corpo está nos mantendo de pé. Porém, uma hora ele falha e precisamos repensar nossas atitudes.
O coração fica aflito, a alma inquieta e a cabeça girando.
Caroline Castroki
Da mesma maneira que gastamos para cuidar das nossas aparências, precisamos investir no tratamento interno. Cuidar da nossa saúde mental e saber como evitar um colapso. Porém, não existe uma receita de sucesso pra isso. O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar pra outra e assim por diante. O segredo é encontrar algo que te faça bem.
Criar um hobby que você possa praticar em um momento de estresse. Ouvir uma playlist que consiga te desligar daquele surto e te tranquilizar. Assistir aquele episódio especial da sua série preferida ou, até mesmo, assistir um vídeo de gatinhos. Coisas simples que podem te salvar de algo sério. Porém, podemos ir muito além disso.. Criar hábitos saudáveis, ler livros e exercitar os pensamentos. Fazer uma boa ação e ver ela se multiplicar. Existem diversas maneiras de se evitar um colapso mental.
Porém, se nenhuma delas aliviar o que você está sentindo, não tenha receio de buscar ajuda profissional. Pessoas que saiam lidar com as emoções e que podem ajudar da maneira correta. Existem milhares de opções, pagas ou não. Além de aplicativos que podem auxiliar nesse processo de auto conhecimento pessoal. O que não vale é deixar pra depois algo tão sério.
Independente de tudo, gostaria de desejar aos leitores um ano com grandes realizações. Que possamos ser mais fortes, por nós mesmos e por tudo aquilo que acreditamos. E se não pudermos nos manter firmes todos os dias, que tenhamos alguém para nos apoiar quando precisarmos.
No Comments