Being Êrica

6 coisas que aprendi sobre trabalho de conclusão de curso

16 de novembro de 2017

Foto de um trabalho de conclusão de curso

Costumam pintar um grande monstro, quando se referem ao trabalho de conclusão de curso (TCC). Porém, a verdade é que essa fase vai chegar para todos que querem cursar uma graduação. E, precisamos saber lidar com ela da melhor forma possível. Pensando nisso e, vendo o desespero de alguns amigos que estão nesse processo, separei 6 coisas que aprendi com o meu trabalho de conclusão de curso, realizado em 2016. Meu projeto foi “Escuto histórias de amor”, para saber mais clique aqui e aqui. Vamos as dicas:

Não é um monstro:

Essa é a primeira coisa que precisa saber. Todos pintam o trabalho de conclusão de curso como um grande e temido monstro. Mas, a verdade é que vai ficar tudo bem. É um trabalho extenso, cheio de regrinhas que o tornam mais chato e complicado. Porém, é só mais uma etapa da sua vida acadêmica e vai passar, ok? Nada de desistir no meio do caminho!

Onde está o livro que eu deixei aqui?

Infelizmente, a biblioteca da sua faculdade não tem um estoque infinito de livros. E, assim como você, tem vários alunos precisando dos mesmos livros. Principalmente, quando são os livros sobre assuntos genéricos, que precisam ser citados em todos os tccs do seu curso. Por isso, não deixe para amanhã o livro que você pode pegar emprestado hoje!

Você vai estar atrasado e isso é normal:

No meu curso, o tcc é dividido em duas etapas. Em um semestre desenvolvemos a parte teórica e passamos por uma pré banca que vai apontar as correções. No semestre seguinte, montamos toda a parte prática e chegamos na banca final. Antes de passar para a segunda etapa, ouvi uma menina que estava um período a frente dizer “A gente diz que não vai se atrasar para o segundo semestre, que vamos fazer tudo no prazo, mas é tudo mentira”. Eu, que amo organização e tinha me atrasado toda no primeiro pensei “De jeito nenhum! Vou fazer tudo certinho e entregar antes do prazo”. Maior mentira. Nós estamos sempre atrasados e, pelo visto, isso é bem normal.

Fotos de vários momentos do meu trabalho de conclusão de curso

Lágrimas fazem parte do processo:

Quando você entender isso, tudo vai melhorar. Principalmente se, assim como eu, você se cobra demais. Sério. É um chororô que não acaba. Todos os nervos à flor da pele, prazos chegando, tudo atrasado. A gente chora mesmo e faz um bem danado desabar as vezes. O importante é não se deixar abalar, secar as lágrimas no fim e voltar a digitar! Não para não, que logo logo você vai chorar de alegria. 

Sim, você poderia melhorar, mas não dá tempo!

Você já deu 100% de si, mas o trabalho ainda não está perfeito. Se pudesse, você dava mais 100, não é? Mas, relaxa por que não vai dar tempo mesmo. O importante é você saber que se dedicou e deu o melhor de si enquanto pode. Depois que o prazo de entrega chegar, não vale ficar pensando no que podia melhorar. Respira e se acalma que ainda tem a apresentação para se preocupar.

Você não vai esquecer tudo na hora de apresentar:

A gente fica numa preocupação, que chega a achar que tudo vai desaparecer da mente na hora de apresentar. Mas não é assim não, juro! Você fez o trabalho todo, conhece ele de uma ponta a outra. Ninguém, nem seu orientador, conhece esse trabalho melhor que você. É só começar a apresentar que tudo flui naturalmente, não pira não!

Boa sorte para todos que estão nessa fase <3
Você tem outra dica para quem está fazendo o TCC? Conta aí nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: