Check-in

Check-in: Paraíba e sua cultura natural

10 de fevereiro de 2019

A Paraíba é um estado brasileiro da região Nordeste. Tem 128 KM de praia sem poluição, um feito bem considerável. Principalmente para quem está acostumado com sujeira na praia, como eu. Fiz uma viagem para lá no ano passado e me apaixonei. A comida é boa, os lugares são lindos e não sai tão caro se for comparar com estados como Ceará e Rio Grande do Norte.  Por isso, vou recomendar alguns lugares em três cidades  que valem muito a pena serem visitados:

João Pessoa

O Celeiro Espaço Criativo é um lugar agradável e bonita que funciona como museu e para vender obras de artistas brasileiros, principalmente nordestinos e nortistas. Foi aberto há um ano, ou seja, é uma atração recente. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 h até às 19. E nos sábados, 10 h às 18 h. A entrada é franca.

No Centro Histórico, há o Mosteiro de São Francisco, que é belíssimo por fora e por dentro. É originário do século XVI. Atualmente é um Centro Cultural em que ficam expostas obras de artistas brasileiros. Vale a pena fazer o passeio junto com um guia, já que há detalhes arquitetônicos e históricos incríveis que podem passar despercebidos.


Perto dali, tem o Museu J. Maciel, em que tem várias esculturas de mulheres e outras retratando nordestinos famosos, como Ariano Suassuana e Padre Cícero, e xilogravuras com artistas famosos, como Chico Science. Quem ficar com fome ou com sede, dentro tem uma lojinha com vários doces (bem gostosos) e umas cachaças. Mas aí é só para maiores de idade, hein.

Além de tudo isso, a cidade é calma, o que faz com que muitos idosos resolvem morar lá após se aposentarem. Parece uma cidade do interior gigante. Outro detalhe interessante: mesmo que faça muito calor, a brisa é constante porque não há prédios altos na orla da praia. Esse é um exemplo em que todas as cidades litorâneas deveriam seguir, mas infelizmente a ganância imobiliária é maior do que o desejo de preservação ambiental.

Cabedelo

Lá tem a Fortaleza de Santa Catarina construída no século XVI. O lugar era repleto de armadilhas colocadas pelos portugueses contra as invasões estrangeiras (bem irônico, já que os portugueses também eram invasores): água fervente, fosso, canhões, janelas escondidas com atiradores… Era um horror.

Também há uma lenda interessante lá: a mulher de branco. Segundo contam, ela foi torturada e morta por motivos religiosos pelos soldados. Desde então, fica rodando o pátio em noites de lua cheia. O detalhe é que só os homens conseguem enxergar o fantasma. Bem do lado da Fortaleza, tem o porto. É possível ver os navios bem de pertinho.

 Conde

Para quem ama natureza nessa cidade tem várias praias belíssimas, como Tambaba, Coqueirinho, Gramame, entre outras. Além da natureza exuberante, há o assentamento Dona Antônia do MSTS (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que sobrevive da venda de comidas caseiras, cachaça e artesanato. O local é repleto de placas coloridas e é bem organizado. Outro destaque é o Mirante Dedo de Deus, onde é possível ter uma visão completa da praia de Coqueirinho, que é bem sossegada e aconchegante. Olhar tudo aquilo é magnífico e traz uma paz imensa. A natureza é uma divindade por si só.

Ainda pretendo conhecer o resto do estado. Só fiquei no litoral e mesmo assim não vi muita coisa, embora tenha ficado uma semana na Paraíba. Visite o Nordeste, caso possa. Vá em outros estados brasileiros. Conheça o Brasil. Só o conhecimento pode impedir alguns preconceitos descabidos e infundados.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: