Li, Gostei, Resenhei

O poder do tempo livre – Luciano Braga

4 de março de 2019

Autor: Luciano Braga;
Editora: Belas Letras;
Páginas: 112;
Sinopse: Você quer mudar sua vida, mas não tem tempo. Bobagem. Todo mundo tem tempo. Confie em mim. A ideia deste livro é que você encontre tempo onde acha que ele não existe. Que você descubra o que realmente gosta de fazer, para criar um projeto paralelo ou aperfeiçoar o que você já faz. Este livro não é simplesmente para ser lido. É para ser usado. Então faça bom uso dele. Comece agora mesmo a se dedicar àquilo que você ama. Isso vai fazer uma grande diferença na sua felicidade. Escolha viver uma vida incrível. Ela é muito curta para não ser. (Skoob)

“Não quero que você apenas leia e siga sua vida da mesma forma. Se você chegou até aqui é porque algo lhe incomoda. E se minhas ideias fizeram sentido para o que procura, então realmente espero que, a partir desta leitura, você encontre tempo onde acha que não tem e, a partir dele, um projeto novo surja ou que você utilize o conhecimento contido aqui para aperfeiçoar aquilo que já faz.”

Luciano Braga

Segunda-feira de carnaval. Pelo menos enquanto escrevo essa publicação. Afinal, talvez você leia isso em um outro momento, dia, mês e ano. Mas, voltando ao assunto… Você poderia (e deve) estar curtindo muito esse tempo livre que o feriado em questão nos proporciona. Porém, se engana quem pensa que só de carnaval viverá uma vida feliz. Pois, nem todos os bons momentos vem de festas, curtição e descanso. É exatamente para acabar com esse mito, que o Luciano Braga nos presenteia com O poder do tempo livre. Por que, sejamos sinceras, o seu dia tem exatamente o mesmo tempo que o dia da Beyoncé! Por que será que ela faz tantas coisas com o dia dela, enquanto você está sempre com uma desculpa pronta na ponta da língua? 

Enquanto você reflete sobre isso, deixa eu te contar um pouquinho mais sobre o livro. Em um pouco mais de 100 páginas (ou seja, rápido e fácil de ler), Luciano dá algumas dicas básicas e práticas de como você pode tornar seu tempo livre útil. E, principalmente, como você pode gastar esse tempo em um projeto paralelo que pode vir a ser seu empreendimento da vida. Mas, vale ressaltar, se seu objetivo for lucrar de imediato: projetos paralelos não são para isso! Podem até gerar uma renda no futuro, mas esse não pode ser seu único objetivo com ele. 

Como não desanimar? Continue trabalhando.

Há alguns meses eu levei um pé na bunda de uma empresa e transformei isso em gás para tirar projetos do papel. Mas, já conversamos sobre isso por aqui. Foi por conta de algo que me tirou da zona de conforto, que eu comecei a fazer o que realmente amo. Só que em O poder do tempo livre, a proposta é que você aproveite o tempo que já tem para fazer o que ama. Sem precisar de um pé na bunda ou de ficar sem aquela renda fixa. Inclusive, o Luciano deixa bem claro que você pode aproveitar o dinheiro que recebe do trabalho não tão legal, para financiar as coisas que você ama fazer. E, apesar de eu já estar nessa há algum tempo e conhecer algumas das dicas que o livro dá, também me abriu a mente para várias outras coisas. 

Como, por exemplo, criar uma constância. Ou, quem sabe, buscar um equilíbrio entre aproveitar o tempo livre para trabalhar e sair com os amigos. Confesso que esse quilibrío ainda é um problema em comum de quem tem um ou mais projetos paralelos. Mas, o livro também é bem útil para você se conhecer melhor e criar um projeto paralelo. Ou seja, você ainda não precisa ter algo em mente. Esse é o primeiro livro da Belas Letras que eu leio (apesar de já ter mais dois na minha estante) e eu fiquei boba com a dedicação para a parte gráfica do livro. Inclusive, tornou o conteúdo ainda mais atrativo. Também foi meu primeiro contato com o trabalho do Luciano e gostei principalmente do fato dele ser bem objetivo. Dividiu bem o conteúdo em tópicos e ainda avisou que esse é um livro para ser rabiscado, anotado e posto em prática. 

“Projetos paralelos podem ser definidos como aquele trabalho empolgante que realizamos fora do nosso emprego cotidiano, quando usamos nosso tempo livre para ir atrás de um objetivo”. 

E se você é do tipo São Tomé e precisa ver para crer, não se preocupe. Luciano usa várias referências de cases de sucesso para comprovar suas teorias. Outra coisa que me chamou bastante atenção são as citações ao longo do livro. Já falei isso por aqui outras vezes: eu adoro quando um autor cita outros. Indica livros. Por que complementa o conteúdo e ainda abre um pouco sobre as inspirações do próprio autor. Querendo ou não, é uma forma de conhecer mais sobre ele e os mestres por trás do seu aprendizado. Portanto, eu recomendo esse livro para TODO MUNDO. Sério, sem exceção alguma. Acredito que, se você ler e por em prática as coisas que aprendeu, com certeza não vai aguentar mais viver no piloto automático. 

Também indico para quem leu e amou os livros do Austin Kleon, Roube como um artista e Mostre seu trabalho.

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Março: Carmem Sandiego, Umbrella Academy, Hikikomori | Ré Menor 1 de abril de 2019 at 20:44

    […] Ganhei esse livro da Editora Belas Letras e morri de amores desde que chegou. Ele tem uma parte visual incrível e um conteúdo bem direto ao ponto. Basicamente, o autor nos faz refletir sobre como podemos tornar a nossa procrastinação produtiva. Além de mostrar como podemos aproveitar nosso tempo livre para começarmos um projeto paralelo que pode se tornar nosso trabalho da vida. Enfim, muitas dicas incríveis mesmo. Já tem resenha aqui no blog, então se você quiser saber mais, é só clicar aqui. […]

  • Comente aqui: