Quando fui montar o roteiro da viagem que fiz com a minha mãe, Holambra entrou na lista imediatamente. Por vários motivos. Primeiramente, nós amamos flores e tinha certeza que minha mãe ia amar conhecer a cidade. E, também, por ter visto algumas fotos de Holambra e ter me apaixonado. Mas, só de olhar fotos, nós não tínhamos noção do quanto aquela pequena cidade é apaixonante. Tanto pela história de sua criação, quanto pela maneira como eles preservam isso. Desde a arquitetura, até a maneira como cuidam das pessoas que fundaram Holambra. Para vocês terem ideia, o transporte público interno da cidade é totalmente gratuito e eles tem um centro para os idosos imigrantes que criaram o município. Achei de uma sensibilidade tão grande, a maneira como eles param para pensar e para cuidar de seus antepassados. Infelizmente, isso já é algo raro em nosso país.
Apesar de ser uma cidade turística, os preços não são exorbitantes. Pelo contrário, nossos gastos foram pouquíssimos. E, em geral, você consegue ir andando de um ponto principal para o outro. Outra coisa que achei super bacana, é o mapa turístico que nos deram em um estabelecimento assim que chegamos na cidade. Nos ajudou a achar todos os pontos importantes, de turismo a gastronomia. Holambra é uma cidade muito bacana para quem gosta de flores, claro. Mas, não só isso. Para quem quer sair um pouco da correria do dia a dia das cidades grandes, fazer um passeio diferente com namorado (a) ou até dar uma renovada nas fotos do feed do instagram.
Como chegar
Indo por Campinas, é bem simples chegar em Holambra. E, o melhor de tudo, pagando bem pouquinho. Para chegar lá, você só precisa pegar o ônibus certo, no próprio terminal de ônibus de Campinas. Vale ressaltar, que o terminal de ônibus fica dentro da rodoviária. Só para o caso de você ser um turista meio perdido igual nós duas. Já no terminal, você vai pegar a linha 693, sentido Arthur Nogueira. O valor da passagem é R$ 6,95, e a linha opera de semana e final de semana. De Campinas para Holambra, demora mais ou menos uma hora. Mas, na hora de voltar, não esqueça de pegar o ônibus sentido Campinas. No site da EMTU tem todos os horários certinho e você pode acessar clicando aqui.
Conheça os campos de flores com Rafa Tour
Nas pesquisas que fiz antes da viagem, não tinha encontrado nenhuma empresa de turismo bacana para fazer um tour pelos campos de flores. Claro que, se você vai para a cidade das flores, esse é um passeio obrigatório. Então, já em Holambra, batemos perna a procura de um lugar que nos apresentasse várias opções de campos e que tivesse um valor acessível. E, apesar de os valores não serem altos, as empresas que vimos só nos levariam em campos com duas variedades de flores. Até que bati o olho em uma placa singela, que dizia “Rafa Tour” e dava duas opções de telefone. Entrei em contato e, além de ser o menor valor cobrado até então (R$ 35), a variedade de campos que ele oferece é muito maior. Além de oferecer um passeio totalmente personalizado.
Por que escolher o Rafa Tour?
Em nosso passeio, fomos apenas eu, minha mãe e o Rafa, que se encarregou de apresentar todos os pontos principais da cidade e contar um pouco sobre a história do lugar também. Visitamos os campos das flores: gérberas, gipsofila, crisântemos, lisianthus e boca de leão. Ele inclusive nos explicou o motivo da boca de leão se chamar assim, mas não vou estragar a surpresa. Deixa que ele conta para você quando fizer o tour! O Rafa é o melhor guia turístico para apresentar Holambra, pois ele trabalhou muito tempo com essa parte no Top Centrum Hotel. Hoje em dia, a empresa dele e o hotel tem parceria. Então, se você vai se hospedar em Holambra, aproveitar esse combo pode ser uma ótima opção.
Mas, o Rafa e a equipe de sua empresa, também oferecem: roteiro gastronômico, turismo em áreas rurais, transfer entre hotéis, ensaios fotográficos e passeio personalizado pelo circuito das águas. Esse circuito visita cidades como: Pedreira, a cidade da porcelana, e Serra Negra, bem conhecida por malharia, queijos e vinhos. Nesse tour, o cliente recebe um passaporte específico para o passeio. Então, em cada ponto turístico, recebe um carimbo especial e, no final, recebe um brinde de recordação. Fiquei louca para fazer o circuito das águas, mas como tinha pouco tempo para ficar por ali, acabou não dando. Mas, já estou contanto os dias para voltar. E, além de todos os serviços que oferece, o Rafa é uma pessoa bacana, confiável e super parceiro de fotos, viu? Ele sabe os melhores ângulos e salvou nossas fotos nesse passeio. A empresa está mais do que recomendada.
Se você quiser acompanhar o Rafa Tour, siga a empresa nas redes sociais:
No Comments