Ano: 2016;
Autora: Julie Buxbaum;
Editora: Arqueiro;
Páginas: 288;
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante. (Skoob)
Eu encontrei o pdf desse livro em um site e baixei sem pretenções. Achei a capa uma graça e a descrição instigadora, mas nada que me fizesse criar uma super expectativa. Comecei a ler para passar o tempo. Três coisas sobre você acabou se tornando vício e eu não consegui desgrudar até acabar a leitura. Esse livro conta a história de Jessie, uma adolescente que está passando por vários recomeços. Sua mãe faleceu há algum tempo, seu pai acabou de se casar novamente e está se mudando para a cidade da atual esposa. Jessie vai ter que se adaptar a nova casa, a nova cidade, a nova escola e ao irmão que veio de brinde com o casamento do pai. Tudo novo mesmo.
“Eu amava a minha mãe porque ela era minha. E eu era dela. E essa coisa de pertencer uma à outra nunca mais vai se repetir na minha vida.”
Ela tenta tirar o melhor dos dias, mesmo que pareça bem complicado. Evita confronto com o pai, tenta não chamar atenção na casa nova e procura um emprego em um lugar que ela goste. Inesperadamente, chega um e-mail em sua caixa de entrada, de uma pessoa intitulada “Alguém-ninguém” (AN), que está aparentemente disposto a ajudá-la a sobreviver na nova escola. No decorrer dos dias, a troca de e-mails faz com que os dois criem uma amizade virtual, sendo bem reconfortante para Jessie e para o AN. As conversas são leves, engraçadas e arrancam vários sorrisos de quem está lendo. A narrativa ganhou um brilho diferente por conta disso. Me lembrou muito a minha adolescência. Meu pai faleceu quando eu tinha a mesma idade da personagem e, enquanto eu tentava me adaptar as mudanças, conheci um alguém-ninguém que salvou meus dias!
Todos os personagens são bem trabalhados e úteis na história. Gostei muito da evolução que o irmão de criação dela passa durante a história. Mas, definitivamente, os principais são bem especiais. Jessie é uma menina bem real, tem seus defeitos, suas qualidades, inseguranças. É o tipo de personagem de quem você adoraria ser amiga. Já o alguém-ninguém é uma pessoa incrível. Tem um senso de humor maravilhoso, é inteligente, descolado. E, com certeza, apaixonante e intrigante, já que não sabemos sua identidade. Apesar de deixar o mistério fluir bem, a autora não dificultou para a gente descobrir quem é o AN durante a história.
“Os dias perfeitos são para pessoas com sonhos pequenos, possíveis de serem realizados. Ou talvez para todos nós eles só aconteçam em retrospecto: só são perfeitos agora porque contém alguma coisa irrevogável ou irrecuperavelmente perdida.”
A história é narrada em primeira pessoa, a partir do ponto de vista de Jessie. A escrita de Julie é mega envolvente e viciante, não dá para parar enquanto não terminar. Já quero muito ler outros livros dela. Três coisas sobre você não é só um livro bobinho adolescente. Levanta várias questões de vida, amizade e lealdade, que fazem a gente refletir bastante. A trama toda desenrola de forma leva, misteriosa, divertida e meio fofa. Três coisas sobre você já agradou muita gente por aí e tenho -quase- certeza que vai agradar você também! Leiaaaam! :3
No Comments