Se você é mulher, provavelmente já estava andando pela rua, sozinha e sentiu seu corpo gelar quando sentiu a presença de alguém se aproximando. Mil coisas passam pela cabeça. Você pensa em se virar para conferir a cara do sujeito e se questiona se deveria correr, mudar de calçada ou entrar na primeira loja que encontrasse. Você está com a estratégia traçada na mente e, ao se virar e olhar para a pessoa que vem se aproximando, você vê uma mulher. Inevitavelmente lhe vem um suspiro de alívio e você segue o caminho se sentindo até mais segura. Esses minutos em que você é tomada por um sentimento de tranquilidade e empoderamento, é o mesmo que sinto ao encontrar projetos dedicados a mostrar mulheres talentosas. Ou seja, foi a mesma sensação que tive ao conhecer o Projeto Curadoria.
Que tem como propósito “compartilhar histórias reais de mulheres que se dedicam às artes visuais, expressivas e manuais”, como a própria criadora do projeto, Nini Ferrari, explica no site oficial. Portanto, essa é uma “forma de gerar conexão, inspiração, autoconhecimento e acolhimento através da exposição de processos criativos e histórias sinceras de artistas que enfrentaram seus medos e inseguranças”. De inicio, o Projeto Curadoria tinha como meta entrevistar 365 mulheres. Sendo elas de vários lugares do mundo, durante o ano de 2017. Porém, a ideia deu muito certo. E a solução só poderia ser expandir. Afinal, o projeto busca ir além do portfólio das criativas e dos processos de inspiração. “A ideia é tirar a artista do pedestal e mostrar que nem sempre é fácil abrir o coração e se expor, mas que todas somos criativas e podemos explorar isso”, relatou no site.
Conheça algumas criativas entrevistadas pelo Projeto Curadoria:
Roberta Cruz | Brasil
Oiê! Sou a Rô, tenho 25 anos, designer, ilustradora, co-criadora da @amoor.co e geminiana – com o combo lindo de sol, lua e ascendente em gêmeos, rs. Adoro meus cabelos ao vento, apreciar o céu, sentir o sol na pele e comer aquele creme brulèe com chocolate. Deixo a energia do som me levar e a vibe positiva solta pelo ar da minha arte para encantar e brilhar por todo Brasil. As ilustras e os letterings são verdade e cor na minha vida. Tudo é feito com muito amor para cativar olhos e abraçar corações.
Leia a entrevista clicando aqui!
Evelyn Kosta | Brasil
Sou de São Paulo, tenho 20 anos, e estou me formando no curso de Fotografia na UNICID. Trabalho com fotografia há 1 ano e meio. Me apaixonei pela fotografia após encontrar um celular com câmera “boa”, na época tinha 8 megapixels e isso era incrível. Nessa época eu tinha certeza que faria Moda, mas percebi que de repente tudo o que eu mais pensava era sair por aí com o meu celular pra fazer fotos de qualquer coisa que eu achasse interessante. Desde então, não tive dúvidas do que eu mais amava fazer.
Leia a entrevista clicando aqui!
Vanessa Santos | Portugal
Olá, sou Vanessa, tenho 28 anos e sou de Lisboa, Portugal. Trabalho como Motion Graphic Designer numa agência de publicidade, mas é a ilustração que me dá aquela alegria e que me faz sorrir e pensar que estou a fazer a coisa certa. Por isso, trabalho como ilustradora freelancer. Sou muito feminina e por herança do meu pai, sou apaixonada por plantas. No meu trabalho é sempre quase certo encontrar plantas ou o corpo feminino. Acho o corpo da mulher lindo e acho que conseguimos explorá-lo de muitas maneiras e parecer sempre lindo.
Leia a entrevista clicando aqui!
Claudia Gorena | Bolivia
Sou Claudia Gorena, sou ilustradora e designer e sou boliviana. Sou formada como Técnico de Diseño Gráfico com estudos em Desenho pela Academia Nacional de Bellas Artes e também completei estudos em História da Arte Moderna e Contemporânea com a Institución Visión Cultural. Depois que me formei em Direito pela Universidad Mayor de San Andrés decidi seguir minha verdadeira paixão pela arte e entrar no mundo do Design Gráfico. Atualmente trabalho como docente, paralelamente sou ilustradora e designer freelancer. Participei de várias exposições internacionais na Rússia, México, Itália e Ucrânia.
Leia a entrevista clicando aqui!
Judit García-Talavera | Espanha
Não me recordo exatamente com que idade comecei a desenhar, mas creio que desde que aprendi a segurar um lápis. Quando pequena, eu era muito tímida e passava o tempo desenhando. Estudei Belas Artes em Tenerife, na Espanha, ilha onde nasci. E quando me formei vim para Barcelona fazer uma pós-graduação em ilustração e me apaixonei por essa cidade. Atualmente continuo em Barcelona.
Quer conhecer outras criativas? Então, acompanhe o Projeto Curadoria no:
No Comments