Popcorn

Not alone: documentário sobre depressão na adolescência

2 de março de 2019

Gênero: documentário;
Ano: 2017;
Direção e Roteiro: Jacqueline Monetta, Kiki Goshay;
Sinopse: Uma jovem de 18 anos tentando entender o suicídio de sua melhor amiga conversa com adolescentes atormentados por problemas mentais e pensamentos suicidas. (Netflix)

Sobre Not Alone

“Isso é frescura! Você não tem motivo nenhum para estar deprimido”. Essa frase já foi dita algumas vezes, por várias bocas, em direção a adolescentes que não estão bem psicológicamente. Inclusive, as vezes, essas frases saem da boca dos próprios pais. A quem, é claro, deveriamos sempre poder recorrer em momentos de dor. O que me faz questionar: o que verdadeiramente sabemos uns sobre os outros? Quem sou eu para ter certeza sobre o que outra pessoa está sentindo? Foram questões semelhantes a essa que nortearam o documentário Not Alone. 

A melhor amiga de Jacqueline Monetta se matou enquanto elas ainda estavam no ensino médio. Sem motivos aparentes, Jacqueline nunca tinha percebido que ela não estava bem. Logo, não sabia que precisava ajudar. Será que deixou claro que a amiga poderia lhe procurar quando precisasse? Será que poderia ter feito algo para impedir? Como não deixar sua morte ser em vão? Desde o falecimento da amiga, muitas questões tomaram conta de sua mente. Mas, sem dúvida alguma, Jacqueline tirou algo de bom de tudo isso. 

O que leva alguém a tirar a própria vida?

Para isso, Jacqueline fez um convite para alunos da mesma escola que elas frequentavam, que já tenham tentado se matar, para que venham conversar com ela sobre o assunto. Ao conhecer a história de algumas pessoas, ela os selecionou para participar do documentário que tem, principalmente, o intuito de responder as questões que lhe pertubavam. Mas, mais do que responder as próprias dúvidas, Jacqueline transmite empatia. Através das histórias dos adolescentes que toparam participar do documentário, a gente consegue se colocar no lugar do outro. Sem ficar julgando ou pensando que aquela pessoa leva uma vida tão perfeita, que não tem motivo para ter depressão. 

O documentário reforça a ideia de que não conhecemos bem as pessoas. Que escondemos muito nossos próprios sentimentos, que nos julgamos além da conta. Além disso, também mostra como não podemos parar dentro de uma caixa e achar que todo mundo que tem depressão é pelo mesmo motivo. Não é. Cada um sente as mesmas coisas de formas diferentes. A gente precisa ter mais empatia e parar de achar que sabe algo sobre a vida de alguém. Mesmo que essa vida aparente perfeição olhando de fora. 

Sendo assim, se você também já se questionou verdadeiramente sobre o que leva alguém a tirar a própria vida, assista. Not Alone nos faz pensar, mas também ajuda quem está passando pela mesma situação. Inclusive, cita várias formas de pedir socorro. Portanto, o documentário funciona bem para os dois tipos de pessoa. Aqueles que não conseguem entender como a depressão funciona e gostariam de saber mais. E aqueles que vivem com isso, precisam de ajuda e não sabem como agir! Tenho certeza que Not Alone fará a diferença na vida de muita gente. 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: