Li, Gostei, Resenhei

Mulheres Incríveis – Kate Schatz

18 de março de 2019

Autora: Kate Schatz;
Editora: Astral Cultural;
Páginas: 138;
Sinopse: Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Ou uma presidenta. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou na maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro. São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 antes de Cristo e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antarctica, “Mulheres Incríveis” conta a história de vida de jovens e adultas transgressoras, que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós. (Skoob)

Ser mulher está cada vez mais triste e desanimador. Cada dia que passa, mais feminicidios e nada acontece com o assassino. Cada dia que passa, mais agressões e nada acontece com o agressor. Andamos tentando encontrar forças para lutar por justiça, mas está cada vez mais difícil. Como se soubesse do que viria em 2019, uma amiga (Adriana), me presenteou no Natal com uma edição do livro Mulheres Incríveis, da autora Kate Schatz. E não há melhor lugar para recuperar as formas e se inspirar. Não há lugar melhor para se orgulhar em ser mulher. Mesmo que a batalha seja diária.

47 perfis de mulheres inspiradoras

O livro traz perfis de mulheres incríveis, mas pouco conhecidas. Aliás, pouco conhecidas para algumas pessoas. Afinal, o livro faz uma viagem de uma ponta a outra do mundo. Sendo assim, pode ser que eu não conheça uma mulher da India, da mesma forma que uma garota indiana não conhece a Elza Soares. Inclusive, essa foi uma das coisas que me deixou muito feliz sobre o livro: ele trouxe 4 perfis de mulheres brasileiras. Dentre eles, 3 foram escritos pela Jules de Faria, criadora do Think Olga. Os perfis são bem resumidos, coisa de uma página na maioria dos casos, mas que contam o necessário para que a gente conheça um pouco sobere a mulher em questão. Além disso, cada uma das mulheres ganhou uma ilustração feita pela Miriam Klein Stahl. 

É um livro curto e gostoso de ler. Depois que nos apegamos a ele, fica dificil parar a leitura. Mais do que isso, fica difícil viver sem ter vontade de descobrir mais sobre essas e outras mulheres incríveis. Inclusive, no fim do próprio livro a autora cita mais de 100 mulheres para a gente continuar pesquisando e se inspirando na tragetória dela. Muito bom saber que somos parte de um grupo tão guerreiro e preparado para tirar leite de pedra. Essas mulheres só nos mostram que não podemos desanimar e nem parar de lutar pelo que queremos conquistar. Leitura mais do que obrigatória para todos! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: