Li, Gostei, Resenhei

Turma da Mônica: Laços – Vitor e Lu Cafaggi

25 de fevereiro de 2019

Autores: Victor e Lu Cafaggi;
Editora: Panini Comics;
Páginas: 84;
Sinopse: O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Magali e Mônica e, claro, um plano “infalível”. Em Laços, os irmãos Lu e Vitor Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.

Uma família sem bicho de estimação parece incompleta. E a família do Cebolinha sabe disso há muito tempo. Tanto que, quando ele ainda era um bebê, a família adotou o Floquinho e eles foram amigos inseparáveis por muitos anos. Mas, um belo dia, Floquinho achou que estava na hora de se aventurar por novos territórios e saiu para dar uma volta. Para reencontrar o melhor amigo, Cebolinha juntou a turma e foi a caça. A partir disso, a turminha viveu aventuras que poderiam matar os pais de aflição. 

A graphic novel Laços virou filme, que será lançado em julho. Mas, a vontade de ler a trama, já fazia parte de mim há muito tempo. Faz alguns anos que li Lições, segunda graphic feita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Que, além de reunir a turminha outra vez, é uma espécie de continuação para Laços. Portanto, a vontade de ler essa graphic me acompanha desde lá. Adoro a maneira como o título das graphics criadas por eles ganham uma série de significados no decorrer da história. Mais do que isso, adoro ver os traços e a forma como a coloração do desenho conta muito mais do que palavras. Sem contar que ver os personagens da nossa infância ganhando novas formas é fantástico. Essa proposta da MSP é, no mínimo, genial. 

Por que ler as graphics da Turma da Mônica

Por que, além de abrir espaço para novos talentos, renova algo que já amamos. Acontece que os personagens são os mesmos. Inclusive, se comportam exatamente como sempre se comportaram. Mas, os detalhes, os traços novos e as temáticas são bem diferentes. Afinal, as graphic novels trazem histórias comoventes e bem reais. Geralmente, abordando temas que não seriam tratados nas revistinhas tradicionais, as graphics são completas. Laços nos dá a chance de voltar a ser criança por um minuto. E, mais do que isso, nós emociona com laços de afeto e amizade tão fortes, que jamais serão desfeitos.

Por trazer uma premissa simples e real, como a de ter um bichinho de estimação que fugiu, Laços nos contempla e, por vezes, arranca lágrimas que não deveria. Sendo assim, não poderia estar mais feliz ao saber que essa foi a trama para fazer parte do primeiro live action da Turma da Mônica. Portanto, a graphic está mais do que recomendada!

 

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Turma da Mônica: Lembranças - Victor e Lu Cafaggi | Ré Menor 1 de setembro de 2019 at 22:22

    […] irmãos. E, para quem ainda não conhece, Victor e Lu Cafaggi criaram, antes dessa, as graphics Laços e Lições. Talvez, você tenha caído de paraquedas aqui e não saiba que as graphics MSP são uma […]

  • Comente aqui: