Patrinando

Dê tempo ao tempo: não apresse!

22 de outubro de 2019

Uma reclamação muito comum de fãs de todos os gêneros musicais é sobre a “demora” dos artistas para lançar singles e álbuns novos. Arctic Monkeys, Rihanna, Lady Gaga, seja quem for: todos já foram alvos de questionamentos sobre isso. Às vezes, nem é um período tão grande de tempo, mas sempre tem uns chatos reclamando.

Quando o artista lança um álbum atrás do outro, surge outra reclamação: de que está fazendo só para ganhar dinheiro, que não tem qualidade, não teve tempo para criar um conceito coerente ou coisas do tipo. E aí entra a questão mercadológica, já que sim, muitos lançam para lucrar, sem se importar com qualidade, mas também tem a questão pessoal: o tempo do processo de criação. 

Para a escrita, música, artes plásticas, o que for, o ritmo do processo de criação é extremamente individual. É possível ser que nem o Stephen King, que escreve dois, três livros por ano, ou ser que nem o George R. R. Martin, que demora anos para finalizar um livro. Isso não faz com que a qualidade das obras de ambos seja ruim.  Na música, isso não é diferente. A escrita, seja literária ou musical, demanda tempo e energia. Às vezes é um processo de cura, desabafo ou só para expor os sentimentos. E não dá (ou não deveria) sofrer pressão de fãs, produtores ou gente chata. Muita gente, não sabendo lidar com tudo isso, se autodestrói nesse período. A fama é efêmera e se manter  constantemente em evidência é complicado.

Idealizando…

Não deveria ser assim. As pessoas deveriam ter tempo para criar, sem entrar na neura de lançar música nova a cada mês. Sei que tem gente oportunista que faz isso. Mas essas pessoas não se mantém pelo que são. E sim, pelas polêmicas desnecessárias e pelo ego gigantesco em querer aparecer em todos os sites de fofocas. Não ligo de esperar alguns anos pra ter um álbum novo de uma banda que gosto se tenho certeza de que o material será bom. Ou para ler algum livro. Tudo leva tempo. Não podemos (e nem devemos) entrar na pilha de fazer tudo extremamente rápido. Pra quê tanta pressa? O processo  de criação é maravilhoso se for feito com esmero e cuidado. 

Seu artista favorito está demorando para lançar alguma coisa? Relaxe, ele é humano, mesmo que a mídia esqueça de falar isso. Provavelmente se sente inseguro, é perfeccionista ou não consegue criar muito bem sob pressão. Entenda isso e pare de cobrar tanto os outros e a si mesmo.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: