Azar Crônico

Construir uma escada: transformando sonhos em metas

18 de abril de 2019

Não sou engenheira, mas hoje vou explicar como construir uma escada pode te ajudar. Mas, para isso, precisamos voltar alguns degraus e falar sobre definições. De acordo com o dicionário online, meta é: aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade. Em contra partida, no mesmo dicionário, sonho é: planejamento sem nexo; vontade absurda; fantasia. Depois dessa explicação, você consegue avaliar se o que você tem são metas ou sonhos? Eu sei que, quando você não nasce privilegiado de tudo na vida, quase tudo vira sonho mesmo. Infelizmente, a gente ainda depende de dinheiro para realizar a maior parte dos nossos sonhos. E nem todo mundo tem a chance de nascer bem de vida ou de ter uma renda só para realizar os objetivos que tem, sabe? Até por que, depois de uma certa idade, ou você começa ajudar em casa ou tem que bancar um canto só seu. 

Mas, não foi para te lembrar de todas as contas que você tem para pagar que eu vim aqui, né? Na realidade, vim propor uma ideia que, na melhor das hipóteses vai te ajudar a transformar alguns sonhos em meta. Construir uma escada foi a solução mais prática e objetiva que eu encontrei de chegar aonde eu quero, sem tornar o caminho impossível. Sendo assim, a estratégia de construir uma escada, funciona assim: você pega um grande objetivo e fraciona ele em vários outros pequenos objetivos. Por exemplo, meu sonho é estudar fora do país. Para isso eu: preciso aprender inglês; escolher o curso; descobrir a faculdade que oferta o curso; qual a nota de corte para a proficiência em inglês; atingir a nota em uma prova dessas; me inscrever para o curso; ser aprovada e ir estudar.

Sem caô, sem frustração

Viu como em um único objetivo cabem vários pequenos passos? Enquanto “estudar fora do país” é o bônus que vou encontrar no topo da escada, cada uma daquelas etapas é um degrau que me leva até lá. Construir uma escada para cada objetivo, torna mais fácil você se preparar. Tanto emocionalmente, quanto financeiramente. Afinal, se continuarmos usando esse objetivo como exemplo, sonhar não é nada barato. Além disso, fracionar a meta em todas as pequenas etapas que cabem dentro dela, faz com que você diminua a chance de se auto sabotar ou de ficar frustrado, sabe?  Vamos explicar mais um pouco.

Quando você fica só focando em um grande sonho, a chance de não estar fazendo nada para torna-lo concreto é enorme. E aí, você fica arrumando muletas para justificar o motivo de nunca realizar aquilo. Vamos voltar a historinha de antes: se eu fico pensando “aí, meu sonho é fazer uma faculdade fora” e não estudo inglês, por exemplo, não estou trabalhando para tornar isso real. Aí eu posso me apoiar na justificativa de que eu não estudo fora por falta de dinheiro. De oportunidades e coisas do tipo. Aí acabo como: frustrada.

Em contra partida, quando construo a tal da escada, eu vou realizando as pequenas metas. Juntando dinheiro aqui e ali quando der. Vou pesquisando alternativas mais em conta. Vou facilitando o processo e, mesmo que demore anos, eu sei que estou fazendo algo para realiza-lo, entende? Sendo assim, se você sente que está travado em uma meta ou sonhando com algo que é muito impossível, tente construir uma escada. Pode ser uma saída viável para chegar aonde quer sem caô ou frustração.  Saber em que ponto você está também é fundamental para entender o quão longe você está da sua meta.

Construir uma escada vai facilitar sua vida

Em muitos aspectos! Você também pode usar essa dica para as coisas que você sonha em comprar. Por exemplo, você quer ter uma porção de equipamentos de fotografia. Mas, não sabe por onde começar ou não quer pensar em gastos muito altos por enquanto? Faça uma lista com tudo o que você gostaria de comprar e organize da maneira que achar melhor. Pode ser por prioridade, por necessidade ou por orçamento. Basicamente, a maneira como você vai elencar suas prioridades, é algo que cabe a você e as suas necessidades do momento. Enfim, eu meio que fiz um post enorme, coloquei um título bem de coach (desculpe por isso, inclusive), apenas explicar para você como fazer listas, né?

Brincadeiras a parte, construir uma escada para cada meta que tive e tenho na vida me ajudou a controlar a ansiedade. Além de me ajudar a chegar perto das coisas que planejo com mais rapidez. Se você vai controlar isso tudo mentalmente ou se vai escrever em um planner super organizado, também fica a seu critério. Eu só espero, de coração, que a proposta de fracionar os sonhos em pequenas metas te ajude a realizar tudo o que você quer e merece nessa vida!

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Metas de ano novo: 6 dicas para quem tem ou quer ter | Ré Menor 13 de dezembro de 2019 at 11:44

    […] Ou, ainda faltam muitos passos para chegar até lá. Sendo assim, que tal focar nas metas básicas? Coloque na sua lista coisas que você realmente consiga realizar e evite muitas frustrações futuras, prometo. Exemplo: Não adianta nada você colocar no papel […]

  • Comente aqui: