Autora: R. J. Palacio;
Editora: Intrínseca;
Páginas: 326;
Sinopse: A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário. Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente. (Skoob)
Depois de R. J. Palacio ter jurado de pé junto que a história de Auggie tinha chegado ao fim e que não conseguiriam arrancar mais nenhum livro dela (sobre esses personagens), nasceu o Auggie & Eu. Inicialmente, os contos foram postados online, para serem lidos pelos fãs, sem cobrar nada. Mas, como sabemos que nunca para por aí, os 3 contos foram compilados e agora estão nas prateleiras de todas as livrarias. Se você não sabe de qual Auggie estou falando, recomendo ler a resenha do livro Extraordinário primeiro. E aqui no blog também tem: a resenha do filme, a trilha sonora em uma playlist no spotify, a resenha comparativa entre o filme e o livro e a resenha de mais um livro da série, 365 dias extraordinários.
Mas, vamos ao livro que realmente importa: Auggie & eu. O último livro sobre Auggie é um excelente ponto final. Nele, conhecemos um pouco mais sobre três crianças que conviveram com ele. Julian, o garoto que mais teve problemas com Auggie. Christopher, seu primeiro amigo na vida, e Charlotte, uma das crianças que recebeu Auggie na escola. O capítulo do Julian nos dá a oportunidade de entendê-lo melhor. Saber por que agiu daquela maneira e vê-lo repensar nas próprias ações. É um conto lindo e emocionante. A maneira como a avó de Julian o faz enxergar suas atitudes é brilhante. Impossível não chorar. Por mim, esse conto deveria fechar o livro.
Em Plutão, o narrador é Christopher, o amigo de infância de Auggie. Como o personagem se mudou um pouco antes de toda a reviravolta na vida de Auggie, eles têm um pouquinho de dificuldade para manter a amizade. Mas, ao relembrarem um pouco da infância vão perceber que distância nenhuma consegue separar uma amizade verdadeira. E, por último, temos o conto Shingaling. Com ela, conhecemos o lado das meninas naquele ano inteiro. As confusões que aconteciam no mundo particular delas e como Auggie afetou aquelas relações.
Obrigada, Palacio, por Auggie & Eu!
Eu sou muito suspeita para falar. Amo muito todos os livros dessa coleção e preciso agradecer R. J. Palacio por mais 3 contos. Para ser bem sincera, ainda queria ler vários livros sobre todos os personagens. Não custava nada fazer um sobre a Via ou sobre a Summer. Elas merecem! Mas, deixando de lado meu apego de fã, Auggie & Eu fecha com chave de ouro a história de Auggie. Me emocionei bastante, principalmente no conto de Julian. Já fomos crianças um dia e, a maioria de nós, já sofreu na mão de algumas crianças. Gostei de Palacio ter dado voz a Julian. Gostei dela ter mostrado o quanto, na maioria das vezes, é tudo questão de criação. Não sabemos o que cada um passa no dia a dia e como isso pode refletir no comportamento de alguém. Foi muito bom ver o percurso de Julian mudando.
Também foi ótimo conhecer um pouco mais do Christopher, que tem um papel super importante na história de Auggie, mesmo que a amizade esteja meio balançada. E Charlotte, doce como só ela, mostrou um lado que tínhamos ignorado até então. Mais uma vez, Palacio nos enche de amor e empatia. Nos dá a oportunidade de sermos mais humanos e quase suplica para que a gente faça menos coisas no piloto automático. Para que a gente possa ser conquistado por milhares de Auggies espalhados por aí. Obrigada Palacio por essas histórias brilhantes.
Tenho certeza que, se você leu Extraordinário e gostou, vai amar Auggie & Eu.
No Comments