Patrinando

A gente não quer só música

16 de julho de 2019

A arte reflete a realidade. Não importa qual seja: cinema, pintura, literatura. E obviamente, claro que na música não é diferente. Por isso, temas políticos devem  sempre estar presentes. Invariavelmente política faz parte do cotidiano. Movimentos sociais pautam conversas, maneiras de agir e mudanças em vários aspectos. Isso não quer dizer necessariamente que tem a ver com um determinado partido político, afinal movimentos sociais costumam durar décadas, sobrevivendo aos diferentes tipos de ideologias e práticas governamentais. Por isso que a cultura incomoda os autoritários e fascistas. Eles não a compreendem e nem a apreciam totalmente. Não possuem a sensibilidade para a emotividade sincera, seja amor, raiva, tristeza.

Mas pra quê estou abordando esse assunto? A política brasileira (e mundial, convenhamos) não é desesperadora o bastante? Sim, infelizmente é. Por isso mesmo que a música deve afrontar, questionar, escandalizar, fazer pensar sobre isso. Em tempos desesperadores, a arte renasce e ferve por todas as partes. O caos pode gerar o belo. É uma forma de sobreviver e não perder a sanidade diante de fatos enlouquecedores. E quando um artista tem como público-alvo alguma minoria social, como LGBT+, negros ou mulheres, é dever apoiar as causas, falar sobre isso, não ser covarde e fazer média. Senão fica claro que não se importa nem um pouco com quem consome. Isso deveria ser mais importante do que o lucro.  Mas lamentavelmente ainda vemos o constrangimento de alguns artistas em se posicionar e perder dinheiro.

Quero comida, diversão, balé, funk e tudo que tenho direito, parafraseando tortamente os Titãs. Quero dançar, cantar, incomodar, rir, chorar e protestar. E realmente não quero estar só nisso. Uma andorinha só não faz verão. Precisamos de andorinhas, papagaios, gatos e da fauna toda. Vem todo mundo, vamos mostrar que estamos aqui. Precisamos urgentemente mudar essa estação tenebrosa que vivemos.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: