Autores: Victor e Lu Cafaggi;
Editora: Panini Comics;
Páginas: 82;
Sinopse: Mônica, Cebolinha, Magali e cascão cometem um erro grave na escola. agora terão que encarar as consequências. E elas não serão poucas! Depois do sucesso de Laços, os irmãos Vitor e Lu Cafaggi retornam aos clássicos personagens de Mauricio de Sousa em Lições, mostrando o real valor da palavra amizade nesta turma. (Skoob)
Eu, como várias crianças ao longo desses 50 anos de Turma da Mônica, aprendi a ler com a ajuda dos quadrinhos do Maurício de Sousa. Então, é difícil pensar nos livros da infância e não lembrar desses quadrinhos maravilhosos. Nos últimos anos o selo Graphic MSP vem publicando a visão pessoal de artistas nacionais sobre os personagens de Mauricio de Sousa. Lições, foi o oitavo título publicado e o segundo feito pelos irmãos Cafaggi (Laços é o primeiro e vai ter filme!). Infelizmente esse é o primeiro, de todos os publicados, que eu li. Mas, garanto que você pode lê-lo sem se sentir prejudicado por não ler o Laços antes, apesar do mesmo ser citado algumas vezes no decorrer de Lições.
Os traços são lindos e tem uma riqueza de detalhes impressionante. É possível perceber o movimento em coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Como no cabelo, os pequenos detalhes nas falas, os flaskbacks tem traços e cores diferentes. As emoções dos personagens são super visíveis e bem expressadas. No final do quadrinho os irmãos Cafaggi mostram algumas alterações que eles fizeram entre uma publicação e outra (2013-2015), principalmente as que fizeram com a nossa dentuça preferida.
Eu tô muito apaixonada por essa HQ <3
Em Lições, o título já deixa claro o fio condutor dessa trama que aborda as lições que temos na vida. Usando a lição de casa como metáfora para as lições que vão surgir a partir do momento em que o quarteto não faz a tarefa. A trama começa quando eles resolvem tentar fugir da escola para escapar das punições. Mas, acabam se metendo em problemas maiores. Diferente das histórias originais, essa releitura apresentou os personagens em núcleos diferentes. Os autores mantiveram o fio condutor firme e forte, como um quebra-cabeça que tem as peças isoladas. No entanto, no fim, todas as peças juntas apresentam um único resultado.
Cada uma dessas peças foi desenvolvida baseada na personalidade dos personagens e tem segmentos diferentes. Por exemplo, enquanto a Mônica está no dilema de ser novata na escola, sua melhor amiga está passando por um curso de etiqueta. Estar rodeado dessas pequenas personalidades nos dá a chance de olhar para cada um dos personagens com mais atenção. Esquecermos (em partes) deles como um quarteto. Para então, nos aprofundarmos em características pessoais. Avançarmos assim, nos dilemas de cada um.
Calma! A trama esta tão bem amarradinha que não deixamos de acreditar na união desses amigos. Nos momentos de maior aflição conseguimos perceber o quanto uma mãozinha amiga é importante. Reforçando o conceito de que amizades verdadeiras existem independente da distância. Nas entrelinhas, a história nos relembra de começarmos a aprender a arcar com nossas decisões, sair da zona de conforto, da dor do crescimento, entre outras coisas.
1 Comment
[…] E, para quem ainda não conhece, Victor e Lu Cafaggi criaram, antes dessa, as graphics Laços e Lições. Talvez, você tenha caído de paraquedas aqui e não saiba que as graphics MSP são uma porta de […]