Para amar

Aurélia: dicionário ilustrado de mulheres

5 de dezembro de 2017

Baseado no nome do dicionário mais famoso do Brasil, surgiu em 2015 o Aurélia – dicionário ilustrado de mulheres. Com a proposta de organizar, em ordem alfabética, ilustrações de retratos de mulheres, é um site incrível para que a gente saiba de histórias de mulheres incríveis. Já que, junto com as ilustrações, conhecemos um pouco sobre a biografia dessas mulheres.

De acordo com informações divulgadas no site oficial do projeto, o “ Aurélia, então, se dedica a conferir visibilidade, humanizar, valorizar, inspirar, dar protagonismo, empoderar, desestabilizar estereótipos e convenções de gênero, compartilhar e evocar histórias de mulheres através de ilustrações e sucintas biografias”. O Aurélia é ilustrado pela Cecilia Silveira, doutoranda em Antropologia. E os responsáveis pelos textos são: Aline D’Arisbo, Ariadne Catarine, Cícero Oliveira, Fernanda Drummond , Manuela d’Albertas e Yasmin Mahmud.

Para todos que acreditam nas propostas do empoderamento e do feminismo, o Aurélia chama atenção de primeira. Sem contar que, colabora para que a gente siga praticando a empatia, umas pelas outras, e aprendendo mais sobre mulheres inspiradoras de todos os cantos do mundo.

Confira alguns trechos do Dicionário Aurélia: 

CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Chimamanda é escritora e feminista. Cresceu na cidade universitária de Nsukka, onde se situa a Universidade da Nigéria. Quando completou dezenove anos, Chimamanda  deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos. Depois de estudar comunicação e ciência política, na Universidade Drexel, Filadélfia, ela se transferiu para a Universidade de Connecticut. Em 2008, recebeu a titulação de Master of Arts em Estudos Africanos pela Universidade de Yale. Em 2008, foi premiada pela MacArthur Foundation. Recebeu uma bolsa em 2011-12 do Instituto Radcliffe de Estudos Avançados da Universidade de Harvard. Para continuar lendo, clique aqui

LAVERNE COX

Laverne é uma atriz indicada ao Emmy por seu papel na série Orange is the New Black. Assim como Sophia Buster, sua personagem na série, Laverne é também uma mulher trans.  Ela fez história ao ser capa da revista TIME, depois de ter sido indicada através de júri popular como uma das pessoas mais influentes do ano de 2014 e não ter sido incluída na famosa lista. É graduada em Belas Artes na Fine Arts in Birmingham, Alabama. Mais tarde estudou dança na Marymount Manhattan College de Nova York. Para continuar lendo, clique aqui

JULIANA de FARIA

É jornalista formada pela PUC-SP, especializou-se em moda em Londres e é criadora do Think Olga.  Olga é um think tank dedicado produção de informação voltada para as mulheres, comprometido em não produzir recortes que deixem de fora vozes de minorias e não reproduzir estereótipos de gênero.  As campanhas e ações propostas pelo Think Olga pretendem tanto aprofundar o debate sobre o conceito de feminismo, como produzir ferramentas contra o assédio sexual em lugares públicos (Chega de Fiu Fiu), ou dar visibilidade a mulheres (Entreviste uma  Mulher).  Podem também prestar um tributo, caso da campanha “100 vezes Cláudia”, que com o apoio de artistas procurou retratar Cláudia Ferreira da Silva com mais carinho e menos sensacionalismo.

Gostou? Então, colabore para o projeto continuar. Indique outras mulheres incríveis para aparecer no Dicionário Aurélia, através do e-mail: dicionarioaurelia@gmail.com!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: