Acesso B

Webtoon: conheça os quadrinhos coreanos

24 de fevereiro de 2019

Webtoon (web + cartoon) são quadrinhos veiculados digitalmente, podendo ser acessados pelo computador ou por aplicativo do celular. Diferente de Webcomic, os webtoons possuem um layout diferente, vertical, que faz com que o leitor foque somente naquela cena, aprofundando a experiência de leitura. Os webtoon também se diferenciam do formato impresso e da webcomic (principalmente japonesa) por ser colorido. 

Onde ler

wbtoon-1.png

Por enquanto o único local oficial para ler webtoons é o Line Webtoon, que possui tanto site quanto aplicativo para celular. A vantagem do Line é que ele possui uma quantidade enorme de webtoons online gratuitos. Além disso você pode salvar em uma biblioteca quais histórias você deseja ler, podendo visualizar online ou fazendo download para acessar offline. Ainda tem como acompanhar os lançamentos por dia da semana, sabendo quais os novos capítulos lançados hoje, por exemplo.

A plataforma também permite comentários no final de cada capítulo e, para quem é quadrinista, tem a possibilidade de publicar seu próprio webtoon. Lá você também encontra vários tipos de traço, não somente aqueles estilo mangá. A desvantagem é que, por enquanto, o webtoons são disponíveis apenas em coreano e inglês.

Indicações

brutally-honest-webtoon

Imagem: Brutally Honest.

Para quem ainda não está familiarizado com hq ou mangás, Brutally Honest é uma boa opção para começar a ler. São tirinas curtas, mas em layout vertical como os webtoons. Além de que, são histórinhas diárias super engraçadas.

odd-girl-out-webtoon

Imagem de Odd Girl Out.

Quem já acompanha mangás, Odd Girl Out é uma boa escolha pois tem um ambiente colegial que lembra bastante os mangás. Esse webtoon possui capítulos mais longos e ainda não está concluída, então ainda dá tempo de acompanhar.

save-me-webtoon

Imagem de Save Me

Save Me é a indicação para quem curte k-pop. A webtoon do BTS explica toda história por trás das teorias desde I Need U. Como as personagens são os próprios membros do grupo, a estrutura da história se assemelha muito uma fanfic.

Influência

cheese-in-the-trap-webtoon-drama

Os webtoons são muito famosos na Coréia, sendo que até alguns k-dramas são adaptações dessas histórias. Alguns exemplos famosos são: Cheese In The Trap, Orange Marmalade, e o novissímo Touch Your Heart.

Quer conversar um pouco mais sobre webtoon ? Me chama lá no Twitter.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: