Autor: Steve Turner;
Editora: Cosacnaify;
Páginas: 384;
Sinopse: São 208 músicas gravadas pelos artistas mais influentes do século XX. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. Em cerca de 380 páginas e mais de 100 ilustrações em cores, a edição reúne a gênese das canções mais importantes do cenário musical internacional. O que o jornalista, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em The Beatles – a história por trás de todas as canções não é apenas explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e quais episódios as inspiraram: de frases do dia-a-dia até notícias de canto de uma página de jornal. (Skoob)
Não é de hoje que existem especulações sobre as músicas. Para quem foram compostas? O que o cantor quis dizer com esse trecho? Qual a história por trás dessa letra? Na época em que The Beatles era febre, já especulavam. Atualmente, em que Beatles é uma lenda, ainda especulamos. Porém, no caso deles ou não, a verdade é que, nem sempre, as especulações se provam verdadeiras.
Para acabar de uma vez por todas com questões que rondam as canções da banda, como: “Quem é Eleanor Rigby?”, “Sobre o que era a canção In My Life?”, “O que queriam dizer com Help!?”, e muitas outras, o autor Steve Turner publicou o livro The Beatles: A história por trás de todas as canções. Steve, logo no prefácio, nos esclarece alguns pontos sobre o livro. Dizendo que não se trata de um livro para explicar quem tocou o que ou de análise musical profunda. Para isso, chega até a indicar vários outros livros que cumprem essas missões. O autor também nos conta como comprovou a veracidade das informações que estão em seu livro.
Se você é fã de The Beatles, vai amar esse livro!
Em The Beatles: A história por trás de todas as canções, Steve conta um pouco sobre a história e o contexto de cada álbum lançado pela banda. Em seguida, conta a história por trás de cada música daquele álbum. O livro é super bem organizado, com fotos maravilhosas e bem explicadinho. Apesar de algumas questões ainda ficarem sem respostas completas, é bem gostoso conhecer a trajetória de uma banda que gosto muito. O único problema do livro, na minha opinião, é o tamanho das letras. São bem miúdas e acabam cansando a vista com maior facilidade. Mas, fora isso, é um prato cheio para qualquer fã.
Beatles era a banda preferida do meu pai e eu e minha irmã mais velha crescemos ouvindo por conta dele. Acabou se tornando uma das nossas bandas favoritas e eu ganhei esse livro de presente dela. Adorei conhecer a história por trás das minhas músicas preferidas. Gostei ainda mais de poder conhecer a história de algumas músicas que eu nem ouvia tanto. Super recomendo essa leitura. Deu de perceber a dedicação do autor para construir algo fiel a banda. Recomendo, principalmente, se você quiser presentear alguém que curte muito The Beatles.
Conhece algum outro livro dos Beatles que uma fã de carteirinha ia adorar ler? Conta aí nos comentários!
No Comments