Li, Gostei, Resenhei

The Beatles – Steve Turner

15 de janeiro de 2018

Autor: Steve Turner;
Editora: Cosacnaify;
Páginas: 384;
Sinopse: São 208 músicas gravadas pelos artistas mais influentes do século XX. São 208 histórias explicando a mágica de cada uma delas. Em cerca de 380 páginas e mais de 100 ilustrações em cores, a edição reúne a gênese das canções mais importantes do cenário musical internacional. O que o jornalista, biógrafo e poeta inglês Steve Turner faz em The Beatles – a história por trás de todas as canções não é apenas explicar os significados ou os bastidores técnicos das composições da banda. Sua proposta é mostrar como elas nasceram e quais episódios as inspiraram: de frases do dia-a-dia até notícias de canto de uma página de jornal. (Skoob)

Não é de hoje que existem especulações sobre as músicas. Para quem foram compostas? O que o cantor quis dizer com esse trecho? Qual a história por trás dessa letra? Na época em que The Beatles era febre, já especulavam. Atualmente, em que Beatles é uma lenda, ainda especulamos. Porém, no caso deles ou não, a verdade é que, nem sempre, as especulações se provam verdadeiras.

Para acabar de uma vez por todas com questões que rondam as canções da banda, como: “Quem é Eleanor Rigby?”, “Sobre o que era a canção In My Life?”, “O que queriam dizer com Help!?”, e muitas outras, o autor Steve Turner publicou o livro The Beatles: A história por trás de todas as canções.  Steve, logo no prefácio, nos esclarece alguns pontos sobre o livro. Dizendo que não se trata de um livro para explicar quem tocou o que ou de análise musical profunda. Para isso, chega até a indicar vários outros livros que cumprem essas missões. O autor também nos conta como comprovou a veracidade das informações que estão em seu livro. 

Se você é fã de The Beatles, vai amar esse livro!

Em The Beatles: A história por trás de todas as canções, Steve conta um pouco sobre a história e o contexto de cada álbum lançado pela banda. Em seguida, conta a história por trás de cada música daquele álbum. O livro é super bem organizado, com fotos maravilhosas e bem explicadinho. Apesar de algumas questões ainda ficarem sem respostas completas, é bem gostoso conhecer a trajetória de uma banda que gosto muito. O único problema do livro, na minha opinião, é o tamanho das letras. São bem miúdas e acabam cansando a vista com maior facilidade. Mas, fora isso, é um prato cheio para qualquer fã.

Beatles era a banda preferida do meu pai e eu e minha irmã mais velha crescemos ouvindo por conta dele. Acabou se tornando uma das nossas bandas favoritas e eu ganhei esse livro de presente dela. Adorei conhecer a história por trás das minhas músicas preferidas. Gostei ainda mais de poder conhecer a história de algumas músicas que eu nem ouvia tanto. Super recomendo essa leitura. Deu de perceber a dedicação do autor para construir algo fiel a banda. Recomendo, principalmente, se você quiser presentear alguém que curte muito The Beatles. 

Conhece algum outro livro dos Beatles que uma fã de carteirinha ia adorar ler? Conta aí nos comentários! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: