Para amar

Projeto “Ler +1”: Grupo Rede Amazônica arrecada livros

17 de julho de 2018

Sabe aqueles livros empilhados que você quer doar há anos e não sabe para onde? Bem, agora eles já podem ter um bom destino! O Grupo Rede Amazônica está desde o inicio do ano com a campanha Ler +1, com o objetivo de incentivar a leitura na região. Para quem não conhece, o Grupo Rede Amazônica é o afiliado da Rede Globo, em parte da região Norte. Portanto, o projeto acontecerá nos estados: Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima. DE acordo com uma notícia divulgada no Portal Amazônia, a organização espera arrecadar mais de 50 mil livros até o final de 2018.

Como nasceu o Ler + 1
Ainda de acordo com a notícia, o projeto Ler +1 surgiu após a gerente do Setor de Sustentabilidade da Rede Amazônica, Marcya Lira, ter acesso aos dados da terceira Avaliação Nacional de Alfabetização, realizada em 2016. Pois a pesquisa revelou que 66% dos estudantes amazonenses, avaliados pelo Inep, não obtiveram níveis satisfatórios em leitura. A partir disso, a empresa de comunicação resolveu se posicionar e fazer algo a respeito. Achei a iniciativa incrível, pois frequentemente saem dados desse tipo.
Inclusive, de acordo com a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Mas, cabe a nos tomarmos uma iniciativa e fazer algo para mudar esses dados. O Grupo Rede Amazônica está de parabéns por se posicionar sobre o assunto. Aliás, vale ressaltar que a Sala de Leitura Ojubá, aqui em Porto Velho, também merece destaque. Afinal, é uma biblioteca comunitária para crianças e desempenham um trabalho incrível.
Para onde vão as doações?
Conversando com a coordenadora do projeto aqui em Rondônia, soube que a maioria já tem destino certo e alguns já até foram doados. Por exemplo, os que forem doados aqui no estado, foram doados para o Sesi; para os bolsões que tem nos ônibus circulares; para a escola Orlando Freire, que possui um projeto de rádio escolar; e parte está direcionada para a zona ribeirinha da cidade. 
Se você gostou do projeto, é de algum dos estados participantes e quer ajudar, basta procurar a Rede Amazônica mais próxima de você e doar os livros que desejar. Caso você não seja de um desses estados, que tal começar o seu próprio projeto de doações de livros ou biblioteca comunitária? :) 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: