Acesso Hallyu

4 programas de variedades coreanos que você precisa assistir

12 de agosto de 2018

Primeiramente, para quem não entende muito bem esse gênero de programa, vamos simplificar! Programas de variedades são aqueles que englobam vários tipos de programas em um só. Portanto, em um só lugar, podemos encontrar game show, entrevistas, culinária, cultura e outros. Mas, por mais que tenha semelhanças com programas de auditório, é um pouquinho diferente. Começando, é claro, pelo fator de não ter plateia. Os programas de variedades coreanos podem ter temas bastantes diferentes, mas talvez os mais famosos sejam os de sobrevivência. Ou seja, programas que tenham alguma prova física. Inclusive, na lista abaixo, tem três indicações de programas para quem quer começar a assistir esse gênero. 

Running Man

Ano: 2010 – Atual
Sinopse: Running Man é um programa que, atualmente, possui oito integrantes fixos, além de convidados em alguns episódios. O programa é basicamente divido em duas partes. A primeira é a entrevista, ou apresentação, onde os membros comentam algo entre si e fazem uma pequena conversa com os convidados. A segunda parte são os jogos em si, que variam muito do primeiro episódio até atualmente, e em relação a temas.

Comecei a assistir Running Man em 2016. Foi o primeiro programa de variedades coreano que assisti e acabei maratonando todos os episódios nas férias de verão. É bastante característico do show as etiquetas que os participantes usam nas costas, que contém seus nomes. Essas etiquetas fazem parte do principal jogo do programa, a Eliminação de Etiquetas. Uma espécie de pega-pega onde o integrante que tiver sua etiqueta retirada acaba eliminado da prova. Apesar desse jogo não ter aparecido muito nos episódios mais recentes, continua sendo meu favorito. Já que deixa o show bastante animado.

Os membros fixos possuem personalidades bastantes distintas entre si. O que equilibra o ritmo do programa e faz com que o público acabe torcendo por um deles durante os episódios. Running Man também possui alguns temas especiais. Como os episódios de verão, onde normalmente há alguma prova relacionada a água. Ou as provas em casais, que são bastante populares.

Infinity Challenge

Ano: 2005 – 2018
Sinopse: Esse é provavelmente o programa de variedades mais famoso na Coréia. O programa era gravado quase completamente sem roteiro e improvisado. Seguindo uma configuração parecida com reality shows de desafios, porém de maneira mais cômica. Possuía seis membros fixos no final de sua exibição e desde o início os integrantes o descreviam como um programa “3-D: Dirty, Dangerous, and Difficult”.

Apesar de ser um programa de completar desafios, como Running Man, nesse show as provas parecem se desenvolver de forma mais natural, sem parecer serem programadas. Infinity Challenge possui alguns temas recorrentes, como o Festival de Verão, em que cada membro se junta a um cantor/cantora para criar uma música e apresentá-la em um show. Esse segmento se repetia a cada dois anos desde 2007. Em 2015 foi o ano em que o festival ganhou maior produção, sendo um show com apresentações incríveis.

Please Take Care of My Refrigerator (ou Chef & My Fridge)

Ano: 2014 – Atual
Sinopse: Esse show é possui dois apresentadores e oito chefs de cozinha que tem como objetivo mostrar a geladeira de convidados famosos e criar pratos em quinze minutos que surpreendam-os.

Esse é um show para quem gosta de programas culinários. A cada episódio a geladeira de um famoso é vasculhada pelos apresentadores que não deixam de fazer uma piada com os ingredientes, ou a falta deles. O convidado escolhe dois temas e a produção escolhe dois chefs para cada tema, criando uma competição entre eles. Essa parte é bem divertida, porque cada oponente age de maneira a provocar o outro. Além de ver eles criarem pratos incríveis com ingredientes que você não dava nada.

Busted:

Ano: 2018
Sinopse: Busted é um programa que acompanha a história de sete detetives que descobrem fazer parte de um projeto secreto, o Projeto D. Durante a primeira temporada eles desvendam um crime por episódio, ao mesmo tempo em que encontram mais informações sobre tal projeto secreto.

Eu já falei um pouquinho sobre Busted aqui no Rédestaca. É um programa que eu estava esperando muito para assistir por vários motivos. Entre eles, por ser o primeiro variety coreano produzido pela Netflix. Eu estava um pouco preocupada que isso influenciasse o estilo de programa coreano, mas na verdade eles souberam dosar muito bem o estilo coreano. Principalmente para pessoas que talvez ainda não tivessem contato com o gênero. É um programa com uma primeira temporada bem curtinha, mas bastante viciante. Já que os episódios estão ligados por uma trama central, você sempre acaba querendo ver o próximo episódio para saber o que vai acontecer. Principalmente durante o último episódio, em que foi deixado uma brecha para uma segunda temporada, que já foi confirmada pela Netflix.

Você conhece e ama outros programas de variedades coreanos? Então, conta aí nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: