Favoritando

5 motivos para amar pequenas livrarias e sebos

5 de junho de 2019

Livrarias já são, por si só, lugares maravilhosos e aconchegantes. Quem ama ler, se sente abraçado ao chegar em uma livraria. Mas, pequenas livrarias e sebos são ainda melhores, na minha opinião. O cheirinho de livro novo se misturando com as páginas amarelas e já gastas dos livros usados. Histórias sendo contadas em dedicatórias e nas frases marcadas. Além disso, você sempre tem a oportunidade de ajudar outras pessoas, passando livros para frente, ou comprando de pequenos empreendedores. Mas, tem mais, e eu te conto nessa listinha aí:  

1. Os livros contam mais de uma história

Os de sebos, no caso. Eles já foram de outras pessoas. As vezes até vem com dedicatórias. Ou nomes anotados. Sem contar em frases grifadas e páginas marcadas. Querendo ou não, aquele livro já viveu mais histórias do que conta a parte impressa nele. Já transmitiu amor e já foi importante para alguém. 

2. Encontrar aquele livro antigão que você estava procurando

Sabe uns livros que você paquera por anos e não compra por que tá caro? Ou umas edições bem lindas e trabalhadas, antigas, que não imprimem mais? Então, pode ir nos sebos, que lá você provavelmente vai encontrar o seu livro dos sonhos. E, quase sempre, com ótimos valores. Mas, isso já é assunto para outro tópico. 

3. Bons valores 

Quase sempre, pequenas livrarias e sebos (principalmente sebos) tem uns valores ótimos. Dependendo do estado de conservação do livro, você consegue comprar a partir de R$3. Aliás, esses dias eu consegui comprar um livro que eu queria muito e sempre custava mais de 70 reais. Encontrei esses dias, na Magda Livros, por R$50. Já me senti muito feliz pela econômia. 

4. Ajudar um pequeno empreendedor 

Além de você ajudar as editoras e autores a sobreviver do trabalho mais lindo do mundo: criar livros, você também pode ajudar pequenos empreendedores. As pequenas livrarias e sebos são feitas de empreendedores como eu e você, que estão ralando para manter aquilo em pé. Verdade seja dita, empreender no nosso país é complicado pra caramba. Sem contar que, na maioria das vezes, aquelas livrarias são criadas por leitores como nós, que sonharam a vida inteira em ter o próprio espaço. Então, aproveita a oportunidade para incentivar e apoiar a causa. 

5. Criar laços 

Como são pequenos espaços, geralmente com poucos funcionários, você acaba criando afeto pelos que mais tem contato. Eles acabam aprendendo seus gostos favoritos e vocês até trocam umas indicações. Também é uma ótima oportunidade para conhecer outros leitores da sua cidade ou que estão só de passagem. 

Enfim, frequentar pequenas livrarias e sebos só tem benefícios. Aliás, meu sonho um dia ter uma. 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: