Dois Quartos

O que fazer durante a quarentena?

8 de abril de 2020

mulher ruiva sentada na cama de costas para a câmera

E aí, pessoal? Como vocês estão nesses tempos muito loucos que a gente tá vivendo? Eu, por estar a 24 dias sem sair de casa, estou vivendo uma montanha-russa de emoções. E, para não pirar, estou sempre caçando coisas pra me ocupar. Mas, o que fazer durante a quarentena?

Bom, cada um está lidando com esse new way of life de formas diferentes. Tem gente fazendo curso, tem gente atualizando suas séries, tem gente trabalhando e tem gente não fazendo nada mesmo.

A internet, como todos sabemos, oferece um universo gigantesco de possibilidades. Estão surgindo “atividades” online a rodo. Shows online, exposições online. Não que isso não existisse antes. Afinal, vivemos na era virtual. Mas tudo isso se intensificou nesses últimos meses. Então, o que não falta são opções de distração na web.

Mas também há aqueles que descobriram (ou redescobriram) o off-line. Eu, por exemplo: comecei a montar um quebra-cabeças de cinco mil peças que estava parado aqui em casa. E descobri que, apesar da dor nas costas e que, sim, você precisa de certo preparo físico pra montar algo desse tamanho, ele me distrai por horas e me faz esquecer a ansiedade. Ou seja, se desconectar por algumas horas também pode ser uma ótima alternativa pra lidar com tudo isso que está acontecendo ultimamente.

E, claro, tem gente que, simplesmente, não está fazendo nada. Quando tudo isso começou, também começaram as dicas para transformar o isolamento em algo útil (como se ser responsável para não contrair o vírus e passá-lo para outres, não fosse útil o suficiente). Então, criou-se uma ideia de que deveríamos nos aprimorar e nos qualificar nesse meio tempo. Faça cursos para melhorar seu currículo. Faça exercícios para melhorar sua saúde. Leia todos os livros que você não leu ano passado.

Faça, faça, faça.

Claro que isso não é errado. Se você consegue e quer fazer tudo o que pode, ótimo. Bom pra você. Mas também não há problema nenhum em não conseguir e não querer fazer todas essas coisas. Sua ansiedade e preocupação já podem estar te ocupando demais para você pensar em qualquer outra coisa. Não se cobre tanto. É tempo de, principalmente e antes de tudo, se cuidar. Cuidar da sua saúde física e mental.

Então, sobre o que fazer na quarentena: lave as mãos, fique em casa (se puder) e faça aquilo que você consegue fazer. Ou não faça nada também.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: