Being Êrica

Quem são as mulheres inspiradoras da sua vida?

8 de março de 2018

Todos os dias, vemos nas redes sociais uma porção de posts sobre mulheres inspiradoras. Algumas são atrizes, como Viola Davis, Gal Gadot, Meryl Streep, Emma Watson e etc. Em outros momentos, são personagens. Como Jessica Jones, Mulher Maravilha, Hermione Granger e Katniss Everdeen. Às vezes, são até personagens de animação. Como Merida, Elsa e Mulan. Porém, a pergunta que fica é: quem são as mulheres inspiradoras da sua vida? As que estão inseridas no seu dia a dia. Mulheres comuns, mas que são tão (ou até mais) fortes que as personagens. Mulheres que batalham todos os dias para criar filhos sozinhas, que estão em cargos de chefia ou que exercem uma profissão predominantemente masculina. Quem são as mulheres que te ensinaram muito ao longo da sua jornada?

Eu poderia citar várias mulheres inspiradoras e influentes na minha vida.  Mas, hoje, resolvi ressaltar 3 delas:

Marcela Ximenes

Eu conheço pouco, quase nada, da trajetória da Marcela. Não sei o que ela passou para chegar onde está hoje. Mas, Marcela sempre será uma das minhas maiores inspirações. Lembro que, mais ou menos, um ano antes de ser sua aluna, já ouvia muito falar sobre ela. Os alunos dos períodos acima do meu, falavam sobre como ela é uma das melhores jornalistas da região. Como é uma pessoa ética e inteligente. E, curiosa como só eu, estava para morrer de ansiedade para poder conhecê-la. Sabe aquelas mulheres que transmitem poder? Que, ao conhecê-las, você lembra automaticamente do termo “Girl Power”? Então, essa é a Marcela. Ela já liderou diversas equipes de jornais por aqui e sempre foi muito respeitada.

A Mar me ensinou MUITAS coisas. Mas, principalmente, me ensinou a acreditar mais em mim. Se você já foi elogiado por alguém que admira muito, deve saber o que senti quando fui aluna dela. Mar me ajudou a enxergar o meu caminho na profissão e, se um dia for metade da jornalista que ela é, estarei realizada.

 

Artemira Fontoura

Conheci Dona Mira há menos de dois anos. Ela é daquelas senhoras que te encantam no primeiro momento. E, que não demora a abrir a porta da casa dela para te acolher. Vai logo te chamando para tomar um cafézinho e comer um pão de queijo. O que eu não sabia, é que a Dona Mira ia me ensinar muito sobre perder o medo de encarar os desafios que a vida nos propõe. Por motivos pessoais, aos 70 e poucos anos ela se separou do marido, depois de décadas ao seu lado. Mesmo quando muitas pessoas achavam que ela não deveria. Afinal, já era uma senhora de idade.

Aos 80, mudou de Goiânia para Rondônia. Um de seus filhos veio para cá trabalhar e ela logo veio junto. A maior parte da família dela ficou por lá e, ainda assim, ela não desistiu dessa nova caminhada. Hoje, aos 81 anos, participou de um comercial de tv. O que mais ela pode aprontar até os 90? Aqui fez novos amigos, ganhou uma família de coração e viveu momentos que nunca imaginou. Dona Mira me ensinou muito sobre ser dona da própria vida. Sobre perder o medo de enfrentar novos desafios. E, principalmente, sobre não ter idade para escolher novos caminhos para percorrer. Sem contar que se tornou minha avó de coração! 

 

Juliete Blanc

Falar da minha mãe é uma das coisas que mais amo, pois tenho muito orgulho da trajetória dela. Quando eu nasci, minha mãe não tinha terminado o ensino médio. Mas, ela sempre quis estudar. Sempre. Durante boa parte da minha infância, vi minha mãe triste por não ter sido aprovada no vestibular para Administração. Que ela achava uma profissão linda. Naquela época, ela não queria fazer NADA que fosse lhe tornar professora. Achava que não tinha capacidade de transmitir o que sabia. O que eu até hoje não entendo, pois ela me alfabetizou em casa. Acho que ela só nunca tinha reparado que um dos seus talentos é ensinar. Até o dia em que resolveu fazer vestibular para letras espanhol. Passou em 3º lugar. Começou a cursar e, no 4º período, já dava aula em um cursinho dentro da própria faculdade.

Antes de terminar o curso, já trabalhava como professora no Sesi e hoje é professora do estado. Ano passado minha mãe concluiu o mestrado em Lingüística e hoje eu encho a boca para dizer que minha mãe é mestre. Mamãe me ensinou muito sobre dedicação, parceria, garra e determinação. Só eu sei quantas noites em claro ela passou para chegar onde está hoje. Mamãe me ensinou muito sobre nunca desistir dos meus objetivos e hoje me dá todo o apoio do mundo em qualquer plano que eu faça. Mesmo que isso me leve para longe dela. E eu sou eternamente grata por ter a mãe que tenho. 

E aí, quem são as mulheres inspiradoras da sua vida e por que? Conta para a gente aí nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: