Li, Gostei, Resenhei

Livro das Princesas: novos contos de fadas por 4 autoras

3 de dezembro de 2018

Autora: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza;
Editora: Galera Record;
Páginas: 288;
Sinopse: As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (‘Diário da Princesa e A Mediadora’) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (‘Fazendo Meu filme’) e Patricia Barboza (‘As mais’) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos e traz para a realidade das crianças e jovens de hoje em dia. Uma Cinderela Dj, uma Rapunzel popstar, a Fera se apaixona por uma supermodelo, e existem unicórnios na história da Bela Adormecida. (Skoob)

Existe uma infinidade de releituras dos contos de fadas. Em livros ou filmes, esbarramos em várias diariamente. Então, o Livro das Princesas, não é exatamente uma novidade. Nele, a editora juntou duas autoras americanas, Lauren Kate e Meg Cabot, e duas brasileiras, Paula Pimenta e Patrícia Barboza. Cada uma delas escreveu um conto inspirado em uma princesa. Já li livros de todas elas, então já sabia mais ou menos o que esperar de cada conto. Meg Cabot escolheu a Bela e a Fera; Paula Pimenta escolheu Ciderela; Lauren escolheu Bela Adormecida; e Patrícia escolheu Rapunzel.

Pequenos resumos:

Em A modelo e o monstro, da Meg Cabot, conhecemos uma modelo tímida, que vai em um cruzeiro com seu pai, sua madrasta e sua irmã adotiva. Lá, ela se encanta por um cara que não viu o rosto direito e raramente esbarra com ele pelo navio. Mas, após um cara babaca tentar lhe atacar e o boy misterioso lhe salvar, ela precisa passar alguns dias de repouso no quarto do mesmo. Entre idas e vindas, num conto rápido, Meg Cabot recriou a Bela e a Fera. 

Lauren Kate não poderia ser mais Lauren Kate em seu conto. Ao recriar a Bela Adormecida, agora a partir do ponto de vista do tal príncipe, Lauren caprichou no sobrenatural. Ou seja, se você já leu algo da autora, sabe que essa é quase a sua marca registrada. Em Eclipse do Unicórnio, um garoto deprimido por causa de um fim de relacionamento, viaja para uma excursão na França. Apesar de não esperar muita coisa dessa viagem, o garoto pode descobrir que é o príncipe certo para despertar a Bela Adormecida. 

Resumos dos contos das brasileiras:

Em Princesa Pop, conhecemos uma personagem que viu a sua família ruir. Após a separação dos pais, sua mãe se manda para um trabalho mega importante do outro lado do mundo e a Cintia acaba tendo que morar com a tia. Já que não aguenta nem olhar na cara do pai. Para não cair numa depressão, ela acaba se aventurando no mundo dos DJs e trabalhando com isso nos fins de semana, com a permissão da tia. Porém, Cintia pode correr o risco de perder tudo que lhe faz bem, até o príncipe encantado, por conta de sua madrasta. 

Em Do alto da torre, Patrícia Barboza deu um novo significado para Rapunzel. Após perder os pais quando era muito pequena, Camila vai morar com a tia. Além disso, também ficou entre a vida e a morte, o que resultou em uma promessa da tal tia. A promessa era, nada mais nada menos do que a garota só cortar seu cabelo aos 15 anos. A data está chegando e ela não vê a hora de meter a tesoura naquele cabelão. Mas, Camila também tem outras preocupações em mente. Como, por exemplo, se livrar das garras da tia super protetora e como fazer sucesso como cantora. O conto mais teen do livro, mas um dos melhores.  

As brasileiras arrasaram muito

Confesso que o livro inteiro é bem bobinho. É uma leitura leve, que provavelmente vai ganhar os corações dos públicos mais jovens. Porém, não deixa de ser uma leitura gostosa. Mas, as autoras brasileiras roubaram a cena e escreveram os melhores contos. O da Meg Cabot apesar de ser misterioso, não é nem de longe marcante. O de Lauren é confuso. Parece que ela tentou demais e aí criou muita coisa que não encaixou completamente. Apesar de ter o conto mais teen do livro, Patrícia tem uma escrita gostosa e cativante. E, por fim, Paula Pimenta me ganhou com a melhor releitura de todo o livro! <3 Mil pontos para nossas autoras! 

 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: