Favoritando

7 valiosas lições sobre felicidade

21 de fevereiro de 2018
Hector e a procura da felicidade é o tipo de filme que você não dá nada por ele, ao ler sua sinopse. Muito raramente ele vai chamar sua atenção de primeira. Provavelmente, você irá assisti-lo depois de muito rodar no catálogo da Netflix e não ter conseguido decidir o que vai ver. E, acredite em mim, também não é a intenção dele ser um grande filme. Caso você não assista de coração aberto, é provável que suas valiosas lições passem despercebidas. Valiosas lições sobre felicidade. Apesar disso, não se trata só sobre felicidade. Hector e a procura pela felicidade aborda diversas questões sobre a vida. Com ele, aprendemos sobre aqueles relacionamentos mal resolvidos, sobre amor e sobre a importância da amizade. São pequenas lições, aparentemente bem óbvias, mas que esquecemos no dia-a-dia.

Ao todo, Hector toma nota de 23 lições sobre felicidade. Porém, para não perder a graça do filme, separei 7 que mais me chamaram atenção:

Lição nº 1: Uma boa maneira de estragar a felicidade é fazer comparações

Para ser sincera, acho que esse é um dos piores problemas do século XXI: fazer comparações. É aquela velha história, a grama do vizinho é sempre mais verde. Inclusive, existem pesquisas que apontam que o Instagram é a rede social mais perigosa para a saúde mental. Calma, eu ainda estou tentando falar sobre felicidade! A questão é: cada um tem um tempo e uma história. Cada um de nós toma decisões diferentes, diante de problemas semelhantes. Por exemplo, ao concluir o ensino médio, eu optei por cursar jornalismo, enquanto amigos optaram por cursar medicina. Eu nunca vou ter o mesmo poder aquisitivo que eles, tendo uma profissão tão diferente. Mas, é essa profissão que me faz feliz. Então, evite comparar. Você não sabe sobre a vida e a trajetória das pessoas. Não sabe o que elas fizeram para chegar ali. Cada um é responsável pela própria história e, 0 tempo que você gasta comparando, podia estar investindo em trilhar seu próprio caminho. 

Lição nº 8: A felicidade é estar com as pessoas que amamos

Eis aqui uma lição que não precisa de explicação. Ficar com pessoas que a gente ama e que nos fazem bem, é fundamental para lidar com os problemas do dia-a-dia. Por isso, passe mais tempo com sua família. Marque cafés com amigos (e vá!). Conversem por horas, esqueçam dos problemas. Tenho certeza que você vai sentir suas forças renovadas depois disso! 

Lição nº 10: A felicidade é ter uma ocupação de que se gosta

Essa, provavelmente, vai despertar diversas interpretações diferentes. Ocupar seu tempo com coisas que gosta pode ser muito simples, como passear com o seu cachorro. Ou ler um livro. Mas, também pode ser muito complicado. Nem sempre temos a oportunidade de trabalharmos com as coisas que gostamos. E é no trabalho que passamos a maior parte do tempo. Por isso, para se manter feliz e radiante, dedique-se aos famosos “projetos paralelos”. Sério. É gratificante e te enche de energia positiva. O blog, por exemplo, é o meu “projeto paralelo” por enquanto. Mas, quem sabe, um dia não se torna minha ocupação em tempo integral?! 

Lição nº 13: A felicidade é sentir-se útil aos outros

Parece brincadeira, né? Sendo que, atualmente, tudo o que não fazemos é dar um pouco do nosso tempo para ajudar o outro. Mas não é. Poder ajudar alguém é algo muito gratificante. Compre um prato de comida para alguém que precisa, passe tempo com a sua avó que adoraria ter com quem conversar. Participe de um projeto comunitário. Você não estará perdendo tempo. Estará ganhando. 

Lição nº 14: A felicidade é ser-se amado por aquilo que se é

Tem coisa mais gratificante do ter alguém em nossas vidas que nos ama exatamente como somos? Inclusive com os defeitos? Tem sim, você conseguir se amar. Inclusive com os seus defeitos. Exercite seu amor próprio. Nem sempre é fácil, eu sei. Mas, quando você aprender a enxergar suas qualidades e a não tornar seus defeitos maiores do que realmente são, vai ser um caminho sem volta. E aí, quem não tiver a capacidade de te amar assim, é quem vai estar perdendo. 

Lição nº 18: A felicidade é não dar demasiada importância à opinião dos outros

Essa lição está diretamente ligada a lição nº 14. É como disse, depois que você aprender a se amar, vai ser muito mais fácil não ligar para a opinião alheia. 

Lição nº 20: A felicidade é uma maneira de ver as coisas

Perspectiva. Essa é a chave para a felicidade. É como eu disse lá em cima, o seu caminho não é igual ao meu ou ao de ninguém. O que te faz feliz, não necessariamente me faria feliz. Enquanto eu seria muito feliz morando no Canadá, minha mãe passa mal só de pensar no frio de lá. Enquanto para você felicidade pode ser um carro novo, para alguém ao seu lado pode ser a folga de domingo. O importante é valorizar o caminho que você trilhou. Agradecer pelas batalhas que venceu e aprender com as pancadas que levou. É ser feliz com tudo o que tem e com o caminho que vai percorrer para conquistar tudo o que ainda quer. Felicidade é sim uma questão de perspectiva. 

E aí, se você pudesse dar uma lição sobre felicidade, qual seria ela? Conta aí nos comentários! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: