Ao todo, Hector toma nota de 23 lições sobre felicidade. Porém, para não perder a graça do filme, separei 7 que mais me chamaram atenção:
Lição nº 1: Uma boa maneira de estragar a felicidade é fazer comparações
Para ser sincera, acho que esse é um dos piores problemas do século XXI: fazer comparações. É aquela velha história, a grama do vizinho é sempre mais verde. Inclusive, existem pesquisas que apontam que o Instagram é a rede social mais perigosa para a saúde mental. Calma, eu ainda estou tentando falar sobre felicidade! A questão é: cada um tem um tempo e uma história. Cada um de nós toma decisões diferentes, diante de problemas semelhantes. Por exemplo, ao concluir o ensino médio, eu optei por cursar jornalismo, enquanto amigos optaram por cursar medicina. Eu nunca vou ter o mesmo poder aquisitivo que eles, tendo uma profissão tão diferente. Mas, é essa profissão que me faz feliz. Então, evite comparar. Você não sabe sobre a vida e a trajetória das pessoas. Não sabe o que elas fizeram para chegar ali. Cada um é responsável pela própria história e, 0 tempo que você gasta comparando, podia estar investindo em trilhar seu próprio caminho.
Lição nº 8: A felicidade é estar com as pessoas que amamos
Lição nº 10: A felicidade é ter uma ocupação de que se gosta
Lição nº 13: A felicidade é sentir-se útil aos outros
Parece brincadeira, né? Sendo que, atualmente, tudo o que não fazemos é dar um pouco do nosso tempo para ajudar o outro. Mas não é. Poder ajudar alguém é algo muito gratificante. Compre um prato de comida para alguém que precisa, passe tempo com a sua avó que adoraria ter com quem conversar. Participe de um projeto comunitário. Você não estará perdendo tempo. Estará ganhando.
Lição nº 14: A felicidade é ser-se amado por aquilo que se é
Lição nº 18: A felicidade é não dar demasiada importância à opinião dos outros
Lição nº 20: A felicidade é uma maneira de ver as coisas
Perspectiva. Essa é a chave para a felicidade. É como eu disse lá em cima, o seu caminho não é igual ao meu ou ao de ninguém. O que te faz feliz, não necessariamente me faria feliz. Enquanto eu seria muito feliz morando no Canadá, minha mãe passa mal só de pensar no frio de lá. Enquanto para você felicidade pode ser um carro novo, para alguém ao seu lado pode ser a folga de domingo. O importante é valorizar o caminho que você trilhou. Agradecer pelas batalhas que venceu e aprender com as pancadas que levou. É ser feliz com tudo o que tem e com o caminho que vai percorrer para conquistar tudo o que ainda quer. Felicidade é sim uma questão de perspectiva.
E aí, se você pudesse dar uma lição sobre felicidade, qual seria ela? Conta aí nos comentários!
No Comments