Easy & Chic

In-jeans-pensável: peça-chave, democrática e estilo versátil

11 de agosto de 2019

Jeans vai do shortinho ao trench coat para provar que o posto de peça-chave, democrática e de estilo super versátil é totalmente dele. Certamente, dono de um amor eterno (e fidelidade master) o denim nosso de cada dia é despojado e perfeito para o cotidiano sem perder a elegância e charme que alguns outfits tanto precisam. 

Amor que nasceu em meados de 1837 e tornou-se pioneiro na arte de inovar e se reinventar. Além dos diversos modelos e modelagens não me deixam mentir: passou pelo reto; boca de sino; pantalona; couture; mom jeans (que na década noventista era só jeans mesmo, tá?!); skinny; pantacourt; boyfriend; saruel; corsário (beeem anos 2000, né mores?!); cintura super baixa e super alta; shorts; jaqueta; colete; trench coat vestido; saia; sobretudo; camisa; conjuntinhos; destroyed; cinza; azulzão; azulzinho; preto; laranja; creme; branco; bordô… Ufa! Enfim, tem modelo demaaais e para todos os gostos, corpos e estilos.

Acima de tudo o denim vai das passarelas às barraquinhas e para o visu ser à prova de tédio, euzinha aqui, vou te passar umas diquinhas fast-fashion que vão ajudar na hora de escolher o look perfeito. 

Skinny lover & Total jeans

Calça skinny é daquela básiquinha e super IN para o dia-a-dia, sua modelagem sequinha adere à quase todo tipo de corpo e complementa perfeitamente os looks com mais camadas no inverno. E, igualmente, com peças mais volumosas no verão e meia-estação.

Normalmente, por conta do combo de elastano+jeans+algodão, o modelo skinny faz com que as curvas sejam ressaltadas. Ou seja, evidenciando o melhor da mulher. Tem os de cintura alta, média e baixa, por isso fique atenta ao seu tipo de corpo para escolher o modelo perfeito para você. Afinal, conforto e beleza tem que andar de mãos dadas. E, lembre-se sempre: a roupa tem que se aderir ao seu corpo e não seu corpo a roupa (Quem veio primeiro? O corpo ou as roupas? #FicaAReflexão) ;) 

Hora de investir em jeans skinny com camiseta branca e uma jaqueta oversized mais larguinha com um rabo de cavalo bem alto no topo da cabeça e o plus de um tênis branco básico e despojado para dar luz e ousadia ao look total jeans de respeito. Que tal?

 

  Aposte no total jeans sem medo de errar!

Não existe regra na hora de investir no visual total jeans. Sendo assim, eu sempre opto por fazer a famigerada composição monocromática. Escolho os mesmos tons para as peças jeans, intercalo com preto ou branco e somo aos acessórios despojados, anéis, brincos, bandanas, bolsa, mini-mochila e o que mais tiver. Hahaha! Fica show! Mas, aconselho também a misturar as texturas e cores que tem no seu guarda-roupa. Portanto, acrescente acessórios marcantes e *bota pra jogo* aqueles coloridões. Como diz mamãe “é para abalar Bangú!” <3 

Mom jeans & Pantacourt

Agora é a vez dos modelinhos mais larguinhos, confortáveis e estilosos da temporada. Sendo assim, eu já vou começar contando um segredo: ELES VICIAM REAL OFICIAL! É impossível usar uma vez só, provar um modelo só, ter um só, porque além de super confortável eles tem o caimento per-fei-to!

Então, a mom jeans veio direto dos anos 90 e na época era só jeans mesmo, tá? Então tá! Mas, atualmente, o modelo se tornou mom (e eu adorei <3) a calça transita facilmente do work hard look até os passeios despretensiosos no final de semana e por que não falar do happy hour e barzinhos que fazem parte de algumas rotinas? Portanto, o hit 90`s fica perfeito com o sapatinho mule e um cropped mais encorpadinho, o corte reto de cintura alta dá o match perfeito com cintos mais grossos e estampas coloridas beeem 90`s out! Arrisca aí que você vai ahazar muito!

O modelo pantacourt é aquele mais classudo dependendo do tecido em que se aplica, mas sempre sem tirar o conforto da rota. Por outro lado, no jeans tem um quê moderninho-casual e na minha humilde opinião é o mais democrático possível (depois da skinny, claro) veste bem todo e qualquer tipo de corpo podendo usar e abusar das proporções. Sendo assim, é só ter aquela atenção – e paciência – de encontrar o modelinho que dá match contigo. Particularmente, para o meu tipo de corpo, eu sempre prefiro as de cintura alta porque dá uma segurada no shape e fico mais confortável para usar cropped e, de quebra, ainda alonga a silhueta. 

Agora a minha dica de look com pantacourt é: blusinha por dentro da calça e tênis, não tem erro! Aliás, a peça midi jeans dá um toque descontraído e é perfeita para ocasiões mais casuais: show, festival, parque, ensaio fotográfico…  ;) E aí, posso falar? Chega a ser um desaforo tanta coisa boa que dá pra fazer com mom jeans e pantacourt. Afinal, cada um tem seu estilo próprio e carrega o peso desse visual consigo. 

Destroyed 4ALL

Se tem uma tendência que veio para ficar é o jeans destroyed (Alô! Alô! Graças a Deus!). Todas as peças em jeans combinam com o destroyed: shorts, saia, calças de todos os estilos e modelos, jaquetas, coletes, camisas, todas as cores e estilos. Portanto, é impossível não cair na tentação dessa religião que se transformou o denim detonadinho. Mas, por que? Querida! Porque ele dominou T-O-D-O-S os estilos. Ou seja, vai do urbano-desconstruído ao clássico-formal. 

A minha dica infalível é: combinar o destruído com peças mais arrumadinhas e neutras, camisetas básicas, jaquetas de couro e slip-on ou botinhas, afinal, o foco do look é o detonado. Então, vamos evidenciar essa peça maravilhosa. No total jeans fica super IN unir o destroyed de cima à baixo no mesmo tom de jeans e abusar um cadinho a mais nos acessórios, uma mini mochila vermelha é excelente nessa hora ;)

O faça você mesmo corre solto quando o tema é destroyed, e eu super apoio! Afinal, a maioria dos meus jeans detonadinhos foram feitos por, ninguém mais ninguém menos do que, euzinha. Muita gente me pergunta como que eu faço e aqui vai a dica master: eu uso faquinha de serra (siiim! Aquelas beeem simples de pontinha aguda que toda cozinha tem, sabe?). 

  1. Vista a peça e marque com um lápis onde quer que fique destruído.
  2. Vai passando a faca como se tivesse cortando na força do ódio, esse movimento vai fazer o jeans desgastar de forma “natural” e os buracos vão ficar cheios de fiapos e linhas que dão a impressão de mais natural ainda. 
  3. Com uma lixa de parede bem grossinha passe nas bordas dos rasgos, isso vai desgastar um pouco mais a fibra da linha e quanto mais passar a lixa, mais detonado vai ficar.
  4. Voilà! Tá pronto o detonadinho <3 

2 Comments

  • Reply Mirella 12 de agosto de 2019 at 14:00

    A-do-rei as dicas, mas não consegui imaginar muito os lookinhos :( Podia montar uns painéis semânticos de looks, não?

  • Reply Ingrid 12 de agosto de 2019 at 13:59

    AMEEEI! Combinações incríveis e,
    vou fazer <333

  • Comente aqui: