Li, Gostei, Resenhei

#Girlboss – Sophia Amoruso

10 de setembro de 2018

Autora: Sophia Amoruso;
Editora: SEOMAN;
Páginas: 248;
Sinopse: Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários.

Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

Quem aí quer ser dona do próprio nariz?

Primeiramente, se você já viu a série e tem um super preconceito com a Sophia Amoruso, abra seu coração. Sério! Ela chegou a roubar algumas coisas sim e cometer diversos erros. Mas, ela está bem longe de ser a garota estupida que pisa em todos para conseguir o que quer. No livro #Girlboss, fica muito claro que isso. Ela valoriza muito as pessoas ao redor dela. Principalmente as que ajudaram no processo de construir a Nasty Gal. E, no decorrer do livro, nos diz que quer ajudar a gente a chegar aonde ela chegou, sem que a gente precise cometer os mesmos erros que ela cometeu. Então, ressaltando isso, posso seguir a diante com a resenha! Porém, caso você queira saber mais sobre as diferenças entre o livro e a série, clique aqui!

Esse é o tipo de livro que sempre chama a nossa atenção. Pelo menos, se você também tem o plano de ser dona do seu próprio nariz e não depender de ninguém. É o tipo de livro “divisor de águas”. Se você sabe como usar seus ensinamentos, com certeza será uma pessoa “antes de #Girlboss” e uma “depois de #Girlboss”. Digo isso, por que Sophia Amoruso era uma garota normal. Para não dizer “uma garota problema”. Era péssima na escola, não se encontrou na faculdade e não parou em emprego nenhum. Quantas pessoas você conhece que se encaixariam na mesma descrição? Você se encaixaria na mesma descrição ou em pelo menos um dos itens anteriores? Durante todo o livro, Sophia prova através de suas experiências pessoais que, quando fazemos algo por prazer, fazemos bem feito.

“Se você era péssima na escola, não deixe que isso acabe com sua autoestima”

Por exemplo, eu era uma péssima aluna no ensino médio e achava que nunca seria bem sucedida por isso. Mas, quando entrei na faculdade de jornalismo e entendi as coisas que realmente me movem, passei a ter mais sucesso nos estudos. Porém, isso serve para exemplos bem mais amplos. No caso de Sophia, o que fica claro é: ela nunca fez nada pela Nasty Gal esperando estar aonde está hoje. Pelo contrário. Ela deixa bem claro que, se soubesse que tomaria essas proporções, ela teria saído correndo há muito tempo. Sophia não faz pelo dinheiro ou pelo sucesso. Ela faz por amor. Sendo assim, seu objetivo com o livro é fazer com que milhares de garotas se enxerguem da melhor forma. 

Que a escola ou a opinião das pessoas ao redor não sejam os motivadores (ou desmotivadores) das nossas vidas. Dessa maneira, ela ressalta que acreditar no que se faz e não dar ouvidos para a opinião alheia, são dois segredos básicos de quem quer se aventurar a fazer o que ama. Principalmente, em caso de carreiras criativas. Portanto, com ilustrações marcantes, fotos do seu passado e uma porrada de experiências pessoais, Sophia Amoruso criou um manual e tanto. Pois, #Girlboss é muito mais que um livro a ser lido. É um manual a ser estudado com cautela. Inclusive, aconselho ler com um bom marcador de texto ao seu lado ou um bloco de anotações. Sophia nos ensina sobre amor próprio, confiança e empreendedorismo, em apenas 240 páginas. E não só para mulheres, viu? É importante para todos que querem ser bons no que pretendem fazer para o resto da vida. 

Em tudo o que fizer, você não vai se destacar se não pensar grande e não tiver ideias que sejam verdadeiramente singulares. Isso vem de fazer uso da própria criatividade e não de ficar obcecada com o que todas as outras pessoas estão fazendo. 

Estou completamente apaixonada pelo livro e pela Sophia Amoruso. Apesar de também ter achado que ela era uma babaca louca quando vi a série. Acredito que #Girlboss vai ser daqueles livros eternamente recomendados. Como Roube como um artista e Mostre seu trabalho, por exemplo. E sempre vai ser o meu xodozinho divisor de águas, tanto quanto o curso Efeito Orna! <3

You Might Also Like

1 Comment

  • Reply Eva Camargo 12 de setembro de 2018 at 11:11

    Eu li o livro todo em uma viagem! Achei tão incrível e claro, a Sophia consegue passar exatamente o que ela quer, mostrando como ela é de verdade (deixando o ranço eterno da série).

    O que eu mais gostei do livro é que ela tem uma pegada: você consegue! não acredita nisso? eu que fiz MUITA merda consegui, voce também e vou te mostrar! Ele é um livro bem diferente por isso, foi o que me fez amá-lo e quero muito o físico para marcar minhas partes preferidas.

    com amor, Eva

  • Comente aqui: