Popcorn

A Silent Voice: uma história sobre bullying

19 de maio de 2018

Direção: Naoko Yamada;
Gênero: Animação, Anime, Romance, Drama;
Sinopse: Shouko Nishimiya é uma estudante com deficiência auditiva. Durante o ensino fundamental, após se transferir para uma nova escola, Shouko passa a ser alvo de bullying e em pouco tempo precisa se transferir. O que ela não esperava é que alguns anos depois, Ishida Shouya, um dos valentões que tanto a fez sofrer no passado, surgisse de novo em sua vida com um novo propósito. (Filmow)

Não sou uma pessoa extremamente ligada em animes. Acompanho as novidades, mas nunca cheguei a acompanhar algum por muito tempo. Entre postagens do facebook encontrei a recomendação de A Silent Voice (Koe no Katachi) e as opiniões eram sempre parecidas: um filme com uma história incrível e que deveria ser assistido. Não perdi muito tempo e encontrei o filme disponível em um aplicativo de celular. Uma das melhores recomendações que segui nos últimos tempos.

A Silent Voice acompanha a história de Shouko Nishimiya, aluna nova e que trás consigo uma deficiência auditiva. Um choque para todos os estudantes de sua classe, pois acompanhamos eles se adaptando e tentando ajudar Nishimiya em seu aprendizado. Vemos como a falta de inclusão afeta a garota em suas aulas. O destaque vai para o aluno bagunceiro (Ishida Shouya) que perturba tanto a garota fazendo com que ela mude de escola. Porém, ele reencontra a garota anos depois e tenta se redimir de todos os seus atos horríveis.

Silent Voice é uma história sobre como o bullying afeta a vida das pessoas. Desde a vítima, como ela cresce carregando uma culpa por sua deficiência auditiva e como ela sempre se desculpa por achar ser um incômodo na vida dos demais. Desde o desenrolar da vida de Ishida, o agente causador de tanto transtorno, que carrega um peso em suas costas devido aos seus erros. Acompanhamos como os eventos da primeira fase atingem os personagens na segunda.

Somos apresentados ao mundo de Nishimiya e, assim como Ishida, conhecemos sua família e sua história. Vemos uma pessoa com deficiência auditiva aprendendo a se virar sozinha em momentos que parecem simples para todos nós. E ao decorrer do filme, somos atingidos por consequências ainda mais graves que nem imaginamos no decorrer da história. Então percebemos que enquanto Ishida lida com sua culpa, Nishimiya está sofrendo de outra maneira. Um rumo que você não imagina até que você se encontra naquela cena que te faz colar o rosto na tela, pois não acredita no que está vendo.

Por que todo mundo deve ver o filme?

Acredito que todo mundo conhece uma história sobre bullying, seja como vítima ou como agressor. Quem nunca presenciou algo do tipo no colégio ou no trabalho? O que não sabemos é como essa pequena parcela pode afetar para sempre a vida de uma pessoa. Nesse quesito, A Silent Voice chega como um soco no estômago para como uma história pode terminar. Então, recomendo o filme para pais, filhos e educadores. Para quem tenha interesse em conhecer essa história tão emocionante e realista. Spoiler: Pode ser que você acabe chorando, como eu.

 

 

 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: