Favoritando

Girl Power: 3 escritoras para ler e se inspirar

24 de maio de 2019

Letras de palavras cruzadas formando a palavra "Girl Boss"

Nós, aqui do blog, somos uma equipe formada 100% por mulheres. E, sempre tentamos reforçar o quanto queremos ver mulheres crescendo. Ou seja, eventualmente, vocês encontram posts em que listamos empreendimentos de mulheres, cantoras, melhores filmes de determinadas atrizes, etc, etc. Portanto, não poderia ser diferente com escritoras, né? E existem muitas mulheres incríveis que merecem estar em uma lista como essa. Algumas mais conhecidas, como J. K. Rowling e Thalita Rebouças. Outras nem tão conhecidas, como a Letícia Junqueira, que apareceu na nossa lista de autores brasileiros. Para essa lista em questão, escolhemos 3 que gostamos muito, mas que escrevem em pegadas diferentes. Duas são brasileiras, especialmente por que temos a pré-disposição a consumir mais conteúdo produzido em outros países. Enquanto isso, deixamos de lado pessoas talentosas como essas maravilhosas citadas abaixo!  

Sendo assim, aproveita para deixar nos comentários o seu top 3 de escritoras. 

Daniela Arbex

Foto da escritora Daniela Arbex

Daniela Arbex é, pessoalmente, uma das minhas maiores referências de jornalista. Além de ser uma das mais premiadas de sua geração, é autora do best-seller Holocausto Brasileiro, do Cova 312 e Todo dia a mesma noite. Eu sinto que ela não tem medo de ir a fundo em assuntos delicados e que ela faz questão de dar voz a histórias que seriam esquecidas em nosso país. Afinal, somos muito acostumados a jogar as coisas para debaixo do tapete. Seu livro Holocausto Brasileiro foi eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Já o livro Cova 312, que aborda a ditadura, foi o vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria livro-reportagem. Ela tem uma forma de narrar que torna envolvente até mesmo a pior tragédia.
Rainbow Rowell

Foto da escritoras Rainbow Rowell

Rainbow Rowell é uma autora norte-americana de livros jovens-adultos e suas obras Eleanor & Park e Fangirl conquistaram o coração do público em 2013. Ela é casada e tem dois filhos. Seus cinco livros já foram publicados no Brasil pela editora Novo Século, sendo eles: Anexos, Eleanor & Park, Fangirl, Ligações e Carry On. Está se preparando para lançar mais um, agora em 2019, que, por enquanto, só sabemos o nome em inglês: Wayward Son. Ela tem uma forma doce de tratar assuntos da adolescência e, ao mesmo tempo, consegue abordar temas mais sensíveis com maestria. Tem um post inteirinho sobre ela aqui no blog, que você pode ler clicando aqui

Paula Pimenta

Foto da escritoras Paula Pimenta

Dentre as escritoras para o público jovem do Brasil, Paula Pimenta vem ganhando cada vez mais destaque. Pelo que encontrei nas pesquisas, sua carreira de escritora começou em 2001. Que foi quando ela lançou o livro de poemas Confissão. Esse mesmo livro foi relançado em 2013. Entretanto, foi depois do lançamento do livro Fazendo meu filme 1, em 2008, que ela passou a conquistar o grande público. Em seguida, publicou Fazendo meu filme 2, Fazendo meu filme 3 e Fazendo meu filme 4. A partir de 2011, lançou uma nova série, intitulada Minha vida fora de série. Mas, vários outros livros vieram depois disso também! 

 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: