Popcorn

Thirteen: você já ouviu falar em Natascha Kampusch?

16 de setembro de 2017

Thirteen série da BBC

Gênero: Drama;
Ano: 2016;
Roteiro: Marnie Dickens;
Direção: Vanessa Caswill e China Moo-Young;
Sinopse: A história acompanha a vida de Ivy Moxham (Jodie Comer, de My Mad Fat Diary), uma mulher que passou treze anos presa em um porão. Tendo conseguido escapar de seu cativeiro, ela precisa aprender a lidar com sua liberdade e se readaptar à sua família, que acredita que ela seja quem diz ser. Com exceção de Emma (Katherine Rose Morley, de Last Tango In Halifax, The Mill), a irmã mais nova de Ivy. (Filmow)

A minissérie Thirteen conta, em 5 episódios, a história de Ivy Moxam. A garota foi sequestrada no início da adolescência e conseguiu fugir do cativeiro 13 anos depois, aos 26 anos. A trama conta a partir desse momento, mostrando como vai ser o processo de investigação e adaptação dela com a família. Afinal, passar 13 anos sem o menor contato entre eles, o retorno tende a não ser algo tão simples. Durante a investigação, algumas contradições são encontradas, o que fazem todos duvidarem de Ivy.

O piloto tem um ritmo diferente dos outros episódios, já que ele tem a responsabilidade de nos apresentar todo o contexto que vai ser desenvolvido no restante da trama. Todos os episódios são bem envolventes e, chega um momento, que até a gente se vê dividido entre a versão dos policiais e a versão dela. Vale deixar claro que essa minissérie não é só mais uma de investigação policial, que vai detalhar bem os anos que ela passou em cativeiro. É uma série que vai mostrar esse processo delicado do desconforto do reencontro familiar. Além, da forma como a polícia pode ser invasiva e até cruel nessa investigação.

Todos os personagens tem suas particularidades e alguns são bem carismáticos, outros nem tanto. Mas quem, de fato, rouba a cena, é a Jodie Comer como Ivy. Já conhecia a atriz da época que interpretou em My Mad Fat Diary, mas são personagens bem diferentes. Sua atuação em Thirteen está perfeita, para ninguém botar defeito. Ela transmite bem as angustias e os sofrimentos de Ivy. A dificuldade em criar laços com a família, em sentir alguém tocar nela novamente. As cenas são bem fortes e angustiantes, apresentando o trauma que ela carrega.

Você já ouviu falar de Natascha Kampusch?

Natascha Kampusch é uma austríaca, que foi sequestrada aos 10 anos de idade, quando estava indo para a escola. A menina conseguiu fugir do cativeiro 8 anos depois. Seu sequestrador se matou, se jogando em frente à um trem, um pouco depois de perceber que ela tinha sumido. Seu sequestro é bem conhecido, principalmente por as pessoas duvidarem dela ao retornar para a casa. Muitos questionaram seu comportamento e a readaptação com a família não parece ter sido nada fácil.

Thirteen me lembrou muito a história de Natascha. Eu já li bastante coisa sobre a menina e cheguei a ver um filme baseado em sua história, o 3096 dias de cativeiro. Cheguei a pesquisar, para saber se a minissérie era baseada na vida dela também. Mas não encontrei nada que comprovasse a ligação. Entretanto, em vários pontos a semelhança é absurda. Vale bastante conhecer as duas histórias, real e fictícia.

Apesar de vários questionamentos que ficam no ar, no fim da minissérie, é bem difícil não gostar de Thirteen.  

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: