Popcorn

The Book of Life: um mergulho na cultura mexicana

17 de Fevereiro de 2018

Categoria: Filme
Gênero: Animação, Comédia, Aventura;
Direção: Jorge R. Gutierrez;
Sinopse: Manolo é um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas de sua família ou seguir seu coração. Antes de escolher que caminho seguir, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos onde ele deverá enfrentar seus maiores medos. (Filmow)

The Book of Life é um filme que mergulha o telespectador na cultura mexicana de uma vez por todas. É uma viagem atrás da cultura local e focada em uma de suas celebrações mais coloridas e diferente da nossa, o Dia de los Muertos. O filme ensina que aqueles que partiram jamais devem ser esquecidos e que depois dessa vida, ainda tem muita festa para se aproveitar.

A vida de um deus, seja ele do esquecimento ou da celebração, deve ser um pouco tediosa. Milhares de anos, vendo humanos em ciclos completos da vida e com seus trabalhos. O que fazer para passar o tempo? Que tal uma apostinha? É com essa ideia que conhecemos a história do filme.

La Muerte é a responsável pelo mundo festivo para onde todos os descendentes vão após a morte. Lá eles podem viver em uma festa eterna, contanto que seus familiares continuem se lembrando deles. Caso contrário, são banidos para o reino dos esquecidos regidos por Xibalta, um deus trapaceiro. Tudo começa quando os deus decidem apostar o futuro de três amigos: Maria, Manolo e Joaquim. Quem vai casar com Maria? O pequeno herói da cidade ou o filho de toureiro que sonha em tocar violão? Em jogo está o trono do reino das festividades e a chance de comandar novamente.

Então acompanhamos a infância deles, até a partida de Maria para outro país afim de se tornar uma dama ideal. Enquanto isso, ficamos na cidade acompanhando o crescimento dos dois meninos e suas escolhas de carreira. Mas quando Maria volta e o grande vilão da região decide atacar a vila, quem poderá salvar todos? Vale a pena casar para manter sua cidade segura? E até que ponto Xibalta iria trapacear para ganhar sua aposta com La Muerte?

The Book of Life é uma animação encantadora. Desde os detalhes visuais, as cores impactantes e toda a construção do cenário mexicano até a trilha sonora com canções originais e extremamente bem escritas. É um filme para se apaixonar em poucos minutos e para torcer pelo seu escolhido até o final. Além de tudo, vemos o quanto a cultura mexicana é rica em suas crenças e festividades.

Always play from the heart, Manolo!

Não acho justa a escolha de nome português, Festa no Céu, pois acabou tirando uma parte da cultura representada no filme. Em momento algum é dito que os mortos vão para o céu, algo que é mais comum no Brasil, por exemplo. Então acho que a tradução ao pé da letra seria mais fiel com a história, sendo que logo no começo do filme conhecemos o grande Livro da Vida onde todas as histórias são guardadas para serem transmitidas para outras gerações. Enfim, um detalhe que não faria muita diferença para a maioria das pessoas, mas como esse é um dos meus filmes preferidos (eu assisto todo ano na mesma época) acho que vale a pena destacar a observação.

Tire um tempinho, encontre o filme (ele ainda não está disponível na netflix) e divirta-se. Um filme que vai agradar toda a família e que talvez faça você cantar todas as músicas depois de assistir algumas vezes.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: