O Pasquim

Projeto Seja: fotografia fazendo cada pessoa se sentir única

8 de abril de 2017

Atualmente, na internet, encontramos vários videos e posts falando sobre se amar como é. Aceitar que seu cabelo não precisa acordar de bom humor todo dia, que você pode usar a roupa que quiser (independentemente do corpo que tem), que você D-E-V-E ir a praia, por que perder oportunidades por vergonha de quem você é não tem cabimento. Mas, mesmo entre tantos protestos a favor da nossa auto-estima, a pressão da sociedade ainda nos deixa na dúvida se podemos ser quem somos.

Em 2015, duas fotografas de Ouro Preto (RO), se juntaram em prol de nós e de todos esses protestos. Com o nome de “Projeto Seja” (PS), Jhenifer e Larissa se juntam na missão de fazer cada pessoa se sentir única e especial, independente de qualquer coisa. O projeto vem visitar Porto Velho (RO) entre os dias 10 e 14 de abril e eu conversei com as meninas para saber mais sobre essa ideia que encantou meu coração. <3

Qual o objetivo do projeto e por que o nome “Projeto Seja”?

Projeto Seja: Atualmente por “exigência” da sociedade as pessoas estão deixando de lado o SER e estão se acostumando com o ter e com o estar. Quando imaginamos o projeto, logo pensamos: “Precisamos fazer algo em que as pessoas se sintam bem como são, com a imagem que veem de si, livres para expressar o que sentem. E 0 objetivo do projeto é, acima de tudo, proporcionar a liberdade para aquele que será retratado, independentemente das marcas que a vida lhe proporcionou. Acreditamos que as dificuldades da vida nos proporcionam crescimento e juntamente com essas dificuldades, desafios e obstáculos, ganhamos cicatrizes de presente. Queremos ter a oportunidade de ajudar que as pessoas a dar um novo significado a essas cicatrizes. Por isso: SEJA.

“Queremos levar amor, carinho e alegria as pessoas, afinal, nada melhor que ver aquele sorriso no rosto e os olhos brilhando quando elas veem os resultados das fotos e ficam felizes em saber que aquilo é que ela É.”

Jhenifer Catherine

Quem são as fotografas?

Jhenifer Catherine, formada em Arquitetura e Urbanismo, porém, sempre sonhei com a área da fotografia. Durante a faculdade a fotografia foi dando certo para mim e fui me dedicando cada vez mais a ela, vendia doces na faculdade para conseguir comprar minha primeira câmera. Atualmente me dedico só a fotografia.

Larissa Fernanda: 19 anos, fotógrafa há… não lembro ao certo. Desde sempre a fotografia foi algo muito importante para mim, um sonho que até então era distante, agora se tornou realidade e ver a resposta de todas as minhas orações se concretizando.

Como vocês se conheceram e se juntaram nesse ideal?

Projeto Seja: Nos conhecemos por meio do Maycon, esposo da Lari. Foi algo muito natural. As ideias sempre bateram muito, quando surgiu o plano do projeto não pensamos duas vezes em propor isso para o mundo e aqui estamos.

O que cada uma mais gosta no projeto?

Jhenifer Catherine: O que eu mais gosto no projeto são as histórias. Sempre conhecemos pessoas novas, diferente de nós, com uma história de vida diferente da nossa. Nossa missão é fazer o que for preciso para que a tarde da fotografada seja uma tarde que a faça bem. Que a faça feliz e que seja inesquecível.

Larissa Fernanda: O mais incrível do projeto para mim é a oportunidade de sempre conhecer almas diferentes. Além de poder levar amor, afeto e momentos peculiares para à vida delas.

Qual foi o ensaio que mais marcou vocês?

Projeto Seja: Acho que para as duas o nosso primeiro ensaio foi o mais marcante. Foi quando vimos a ideia saindo do papel e dando certo. Mas, eu, Jhenifer, não consigo ficar só nesse rsrs… Nos últimos dias, realizamos o ensaio de uma cadeirante, com uma história linda, além de ser super disposta, está sempre com um sorriso no rosto.

Pelo que vi, vocês têm uma parte de pesquisa antes de fotografarem alguém. Como funciona e o que vocês buscam?

Projeto Seja: Não é bem uma pesquisa. É um processo de criar intimidade e conexão com o registrado. É conversar, conhecer, ter uma ligação sincera e honesta.

Projeto Seja 5

Quanto tempo dura cada ensaio?

Projeto Seja: O ensaio tem duração média de 1 a 2 horas, tudo depende do momento, da disposição, do permitir-se e do rendimento de cada um. Não temos quantidade exata de fotos. Disponibilizamos todos os clicks realizados no ensaio, finalizados com todo amor e dedicação e em alta resolução.

Além de Porto Velho, vocês pretendem visitar outras cidades do estado? Quais?

PS: De imediato, temos solicitações para Vilhena, Cacoal e Ji-paraná. Mas, pretendemos visitar muito mais que isso. Para onde nos convidarem estamos indo.

Se interessou pelo Projeto Seja? Você pode acompanhar o trabalho delas, tirar dúvidas e marcar um ensaio através do facebook.

(Esse post não é patrocinado. É baseado apenas no fato de a equipe do blog acreditar no ideal do projeto)

 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: