Being Êrica

Escuto histórias de amor: o projeto vai virar livro!

21 de fevereiro de 2016

Projeto Escuto Histórias de Amor

Quem me acompanha no snap e insta, soube que na última semana eu fiquei plantada durante as tardes no Porto Velho Shopping ouvindo histórias de amor. Contei bem por cima o que estava rolando, mas aqui eu vou esclarecer direitinho o que rolou e o que ainda vai rolar a partir desse projeto. 

Como nasceu o Escuto Histórias de Amor: 

O Vinícius Teixeira, que é da equipe do marketing do Porto Velho Shopping e também foi meu professor de rádio jornalismo na faculdade, viu um projeto semelhante nas redes sociais, enquanto procurava algo para desenvolver na época do Valentine’s Day. Me mandou a foto e perguntou se eu teria coragem de fazer aquilo no shopping, mas que posteriormente ele gostaria de evoluir o projeto e transformar as histórias em crônicas. Eu nem precisei parar para pensar, já tinha vontade de fazer algo semelhante, topei de cara! Daí por diante foi só desenvolvimento, reunião para definir o espaço e acertar os detalhes.
As datas foram escolhidas para calhar justamente com o Valentine’s Day (14 à 21/02) e Dia dos namorados (12 à 19/06).

Foto do projeto Escuto Histórias de Amor

Foto: Cristiane Paião

Primeiro dia: 

Eu, o Vini e a Cíntia, que é a arquiteta da equipe, montamos o espaço, com o coração na mão, ansiosos e extremamente curiosos. Num primeiro momento, ficamos admirando o resultado do espaço, até percebermos que a presença deles podia estar afastando as pessoas. Menos de 5 minutos depois deles irem dar uma volta, passou uma senhora, leu o quadro e comentou com a neta “Se eu contar, ela não vai acreditar”. Eu disse que acreditaria sim, que era pra ela sentar e me contar a história, depois de algum tempo de insistência dela dizendo que eu não acreditaria, ela cedeu, sentou, dizendo “Ta bom, mas eu vou contar rapidinho”. Depois disso eu consegui mais 4 histórias naquele dia, todas muito divertidas e especiais.

Peça de divulgação do projeto Escuto Histórias de Amor

Foto: Divulgação/ Porto Velho Shopping

Expectativa X Realidade: 

Aqui em Porto Velho, esse tipo de projeto não acontece muito e a parte cultural ainda está em evolução. O receio de o projeto não ser bem aceito era E-N-O-R-M-E. Também fiz muitos planos para que as pessoas não encarassem o amor só pelo lado romântico. Eu queria ouvir histórias de amor entre amigos, entre familiares, enfim! 

O que mais me surpreendeu foi o fato de mais homens virem me contar histórias. Afinal, existe aquela ideia de que as mulheres são as que mais sofrem por amor, as que mais se apaixonam. Quando vinham casais contar a história, os homens ficavam contado as histórias bem apaixonados, e algumas mulheres chegaram a sair para olhar vitrine enquanto isso.

O projeto foi bem aceito. Todo mundo olhava, tirava foto para mandar para os amigos, parava para perguntar do que se tratava… Parabenizaram muito pela iniciativa. <3 Foi muuuuuuito gratificante ver o projeto rolando. O coração doeu bastante quando o último dia acabou.

Em 7 dias, ouvi cerca de 40 histórias, de reencontros, primeiros amores, traições, casamentos inesperados. Ri, chorei em público, quando aguentava segurava para chorar em casa, dei conselhos para os que pediram, respondi váááárias vezes que não sou psicóloga, que na verdade sou jornalista de coração e em breve de formação. A parte triste foi que só deram histórias românticas mesmo. :(

Quadro do projeto Escuto Histórias de Amor

Foto: Êrica Blanc

Planos futuros: 

Mas a final de contas, o que vai acontecer com todas essas histórias que eu ouvi?
Como eu disse, lá no comecinho, o plano desde sempre era transformá-las em crônicas. A ideia evoluiu e vou usar as crônicas como TCC. Não sei dizer para vocês ao pé da letra como vai ser o resultado. No começo da semana, a ideia era montar um site com essas crônicas. Só que eu conheci tantas histórias incriveis e fortes, que eu quero compilar as crônicas em um livro. Essa parte do projeto eu vou contando para vocês no decorrer do ano!

 

Cenário do projeto Escuto Histórias de Amor

Projeto repleto de amor <3

Agradecimentos: 

Quero agradecer de coração a equipe do marketing do Porto Velho Shopping, pelo convite, pelos cuidados, pelo carinho e pelas risadas ao longo da semana. Em especial ao Vini, óbvio, a Carol, a Rebeca (que foram as pessoas mais próximas de mim durante a semana) e a Cíntia, por ter montado um espaço tão fofo. Também quero agradecer as pessoas que se interessaram pelo projeto, parabenizaram pela iniciativa e, principalmente, aqueles que dividiram comigo suas histórias de amor. Agradeço também a chefe mais legal do mundo, Marcela Ximenes, que é incrivel e me ajudou muito a por o projeto em prática. E, se tudo der certo, vai ser minha orientadora também! <3

Peça de divulgação do projeto Escuto Histórias de Amor

Vai ter mais uma semana! Foto: Divulgação/ Porto Velho Shopping

Se você não pôde passar por lá essa semana para compartilhar sua história, não se preocupa! Em junho, entre os dias 5 e 12, eu estarei lá mais uma vez das 14h30 às 18h, ouvindo histórias de amor. 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: