Li, Gostei, Resenhei

Profundezas – Tricia Rayburn

8 de Janeiro de 2018

Autora: Tricia Rayburn;
Editora: Verus;
Páginas: 336;
Sinopse: Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida ‘normal’. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais. De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo.

Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade – que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado? (Skoob)

Contém leves spoilers primeiros livros! Então, se você preferir, leia a resenha de Sereia ou Encanto antes de voltar aqui, ok? 

Contrariando o que eu havia dito na resenha do primeiro livro, ao ver todos os mistérios resolvidos em Encanto, eu sosseguei com a leitura dessa saga e só agora, 5 anos depois, criei coragem para ler o último livro da trilogia. Precisei, inclusive, reler minhas antigas resenhas para ter certeza sobre o que eu achava da série. Em Encanto, segundo livro da série, cheguei a conclusão de que todos os mistérios tinham sido resolvidos e que não fazia sentido um terceiro livro. No entanto, também acreditava que aquele livro deveria ter focado mais em Vanessa. Em como ela ia se adaptar as questões da vida de Sereia. Profundezas é exatamente o livro que conta isso. 

A menina, depois de amarrar as pontas soltas, vai ter tempo para cuidar de si. Para aprender tudo o que a vida nova tem para lhe oferecer. Descobrir suas obrigações para se manter viva e saudável. Ela vem perdendo a energia cada vez mais rápido. Porém, enquanto está se adaptando as mudanças, Winter Harbor está passando por novos mistérios. Novas mortes, novos problemas que envolvem a menina e seus amigos. Vanessa acaba dividida entre cuidar de si e salvar a cidade de problemas tão ruins quanto os do passado. 

Acho que esse foi o livro que mais me prendeu, durante toda a trilogia (pelo que consigo me lembrar de 5 anos atrás). Os mistérios são menos confusos do que em Sereia, o ritmo é mais pausado e você até consegue perceber alguns detalhes com maior clareza. E amarra a ponta solta deixada por Encanto, de focar na transformação dela. Tricia é ótima em criar mistérios que nos envolvam até o fim e Profundezas não é diferente. Na minha opinião, é até melhor. O livro também mostra que ninguém é 100% bom ou que está ileso de fazer algo que fuja da conduta. Mostra que, em determinados momentos, é necessário fazer coisas que não são esperadas de personagens bons. 

Mas a pergunta, aquela que Simon sempre fazia, não importando quantas vezes ficássemos juntos, nunca veio. 

Definitivamente, a trilogia Sereia não é uma das minhas preferidas. E é até meio boba e rasa, agora que estou 5 anos mais velha e depois de ter lido muitos outros livros. Mas o visual da coleção é perfeito! As capas são instigantes e os detalhes holográficos, com certeza, convidam a gente. Se é uma temática que você gosta, eu super recomendo. Os mistérios são envolventes, como já disse, e tem uns romances fofos. Porém, se já não é muito o seu tipo de leitura, você pode viver sem ler a coleção tranquilamente. É uma boa trama, só não é maravilhosa, entende? Fica a seu critério se vai dar uma chance ou não para essa coleção! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: