Being Êrica

Ainda dá tempo: 108 dias para por metas em dia

14 de setembro de 2017

Todo inicio de ano é a mesma coisa. A gente cria um monte de expectativa para os 365 dias que estão por vir. Fazemos planos, criamos metas. Mas, quando começa a chegar os últimos 3 meses do ano, a gente re-lê a lista de objetivos para o ano e, metade dela (se tivermos sorte), nós não cumprimos ainda. Acaba parecendo meio impossível colocar em prática uma dessas metas, em tão pouco tempo. Aí o que a gente faz? Empurra com a barriga até o próximo ano e, reza aos céus, para que dessa vez dê certo. 

O que eu quero te contar hoje aqui, é que dá tempo sim de fazer ainda esse ano. Talvez não dê para comprar um carro ou mudar de casa, se você estiver com o orçamento comprometido. Só que você pode realizar pequenas metas ou objetivos importantes que não quer mais adiar. Por exemplo, fazia muito tempo que eu adiava voltar para o blog. Muito tempo mesmo. Todo ano eu tentava e nunca ia para frente. No final de julho eu mergulhei de cabeça e voltei. Com posts TODOS OS DIAS. No começo, foi algo bem surreal. Não tinha noção se ia sobreviver. Mas, no fim das contas, tem sido algo muito divertido e eu não quero parar mais! :3

Outra meta que eu tinha para esse ano: Ler 52 livros durante o ano. Isso daria um livro por semana e era uma meta ok. Só que, quando percebi, era 13 de setembro e eu tinha lido 5 livros. Eu ainda quero cumprir essa meta. Todo ano eu estipulo o número de livros que quero ler e, as vezes dá certo, as vezes não. Mas, dessa vez, eu quero chegar no dia 31 de dezembro, com 52 livros lidos. Se eu vou conseguir cumprir? Vamos ver! 

Para te (e me) ajudar nesse processo de cumprir metas em pouco tempo, eu separei algumas dicas que colaboram no processo.

1.Saiba qual é a prioridade: 

Talvez, ler uma porção de livros não seja seu objetivo mais necessário do momento. No entanto, você precisa saber qual, dos vários objetivos que você tinha para o ano, não quer deixar para a próxima. Pode ser iniciar um blog/vlog, começar a fazer um exercício físico, parar de tomar refrigerante. Viajar para ver sua família que mora longe ou ir para a casa do seu amigo virtual. Foco! Essa é a palavra. Saiba o que quer e aí você caminha para cumprir o que deseja. 

Metas

2. Se organize: 

Cada um sabe como é a sua rotina. Quanto tempo passa no trabalho ou estudando. Então, ninguém vai saber te dizer como se planejar para cumprir a sua meta. Outro ponto: cada um se organiza de um jeito. Eu amo listas. Faço elas para tudo, já até falei sobre isso aqui. Quando decidi ler os 47 livros que faltavam para a minha meta, a primeira coisa que eu fiz foi criar uma lista. Selecionei todos os livros que eu queria muito ler ou que estavam parados em casa há algum tempo. Criei marcações para eles. Os com tracinho vermelho, são mais curtos. Os com tracinho azul, são maiores e vão demandar mais tempo para ler. Assim, eu tenho um sistema que eu compreendo com facilidade. Que me ajuda a manter o foco e o controle sobre o objetivo. 

3. Estipule prazos:

Criar um cronograma acaba sendo fundamental nesse ponto. Você tem um prazo apertado para uma meta, geralmente, grande. Sua melhor alternativa é estipular datas limites para cumprir cada item do seu planejamento. Vamos voltar ao exemplo dos livros. Eu dividi a quantidade de semanas que faltam para o fim do ano, pela quantidade de livros que eu quero ler. Deu três livros por semana. Como eu selecionei livros de vários tamanhos e os classifiquei na organização, eu consigo intercalar entre um grande e um menor, para conseguir ler tudo. 

4. Persista! 

Foco e persistência, nesse caso, é o principal. Quando meu objetivo era trazer o site de volta, eu (claro) criei uma lista com tudo o que eu precisava fazer em um mês. Foram 124 itens. Foi um mês de dedicação total ao blog. Eu quase não saí e muito menos foquei em outras coisas, como livros e séries. Se você tem um objetivo grande e quer, de fato, finalizá-lo em 2017, foque! Não tem outra saída. Mas, eu prometo, vai ser muito gratificante no final. 

5. Aproveite a sua dedicação, não foi tempo perdido! 

Chegou dia 31 de dezembro e você não conseguiu atingir o objetivo. Não juntou dinheiro suficiente, não leu todos os livros que queria, não conseguiu lançar seu blog/vlog no prazo. Tá tudo bem. Você já conseguiu provar, para si mesma, que consegue se dedicar quando quiser. Você já cumpriu boa parte do projeto desse objetivo. Vai desistir? Claro que não! Agora está bem mais fácil de chegar aonde você quer. Nenhum tempo é perdido quando é para cumprir uma meta que você deseja muito. Nenhuma leitura foi perdida, seu blog/vlog tá quase pronto, você já juntou uma boa grana. Apenas continue! -a nadar, nadar, nadar-. 

Já sabe qual projeto vai colocar em prática? Conta aí nos comentários! 

E se quiser acompanhar o blog e como andam as minhas metas, siga nas redes sociais: @blogremenor

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: