Li, Gostei, Resenhei

O futuro de nós dois – Jay Asher e Carolyn Mackler

18 de setembro de 2017


Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler;
Editora: Record;
Páginas: 384;
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir… (Skoob)

O futuro de nós dois nos leva para 1996, onde conhecemos a história de dois personagens: Emma e Josh. Os adolescentes são amigos de infância e vizinhos, mas no momento a amizade está meio abalada. A trama inicia no aniversário de Emma, quando ela ganha seu primeiro computador e um CD-ROM que dá a chance de acessar à internet por algumas horas. Quando Emma acessa pela primeira vez, consegue entrar em um site desconhecido até então: o Facebook. Para sua surpresa, ela consegue ver o seu perfil dali quinze anos. Seu futuro não vai nada bem e Emma se vê mergulhada em várias emoções. Dúvida, espanto e tristeza. A garota decide recorrer a Josh, mostrando o tal Facebook e daí em diante eles vão desvendar o mistério. O único problema é que Emma está decidida a consertar sua vida no futuro, mudando o presente. Cada ação, por menor que seja, gera uma reação que ela não está esperando. 

A história é narrada pelos dois personagens em capítulos alternados. Emma é meio irritante as vezes. É uma garota conhecida na escola, com um namoradinho popular, meio mimadinha. Já Josh, é o tipo de personagem que a gente só sabe amar. É bom amigo, ouvinte, tá sempre do lado da Emma e tem a cabela no lugar. Ele é o equilíbrio tanto dela, quanto do livro. Apesar disso tudo, Emma é uma personagem bem querida também e a gente só consegue ficar torcendo pelos dois. Torcendo para que eles amadureçam e aprendam com cada passo que vão dando no livro. 

O futuro de nós dois é um romance atemporal 

O cenário em que a história se passa, não poderia ser melhor. Nos transporta para uma década bem mais tranquila e gostosa de viver.  O futuro de nós dois nos apresenta bem os jovens dessa época, depreendidos dessa questão de redes sociais. Sem contar as referências musicais, a internet discada, a necessidade dos CDs de instalação. É um tributo maravilhoso!

Apesar de o livro ser bem leve, simples e adolescente, aborda questões valiosas. É bem fácil perceber o por que eles se deixaram seduzir pelo Facebook, mesmo sem saber se era algo real. Em meio a uma pequena crítica social, sobre a maneira como somos influenciados pelas redes sociais, O futuro de nós dois mostra o quanto devemos dar importância para o que pensamos. Sem essa coisa de acreditar em tudo o que se lê na internet ou sem se deixar influenciar pela opinião externa. E é exatamente por isso que o livro nos leva a refletir sobre a vida atual. 

Um livro atemporal, que nos mostra o quanto não importa em que ano estamos, ser adolescente é sempre a mesma coisa. Passamos sempre pelas mesmas fases de auto-conhecimento e amadurecimento. Leve, engraçado e ótima leitura. Já estou torcendo para que vire uma comédia romântica maravilhosa. <3

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: