Check-in

Manaus: uma cidade que respira cultura

27 de agosto de 2017

Teatro Amazonas - Manaus, AM

Manaus é a capital do estado do Amazonas. A cidade é histórica, possui um dos teatros mais bonitos do país, cresceu de maneira desordenada e sobrevive da Zona Franca. No entanto, todas essas coisas são fáceis de descobrir se você pesquisar no google. Mas, fico feliz em dizer, é muito mais do que isso. Manaus é uma das cidades do Norte em que a identidade cultural da região tem mais força. Eu conheço bastante do Acre e de Rondônia, mas nenhum dos dois estados tem essa raiz cultural firme e bem trabalhada. Desde a primeira vez que eu a visitei, me apaixonei. Lógico, não é uma cidade sem problemas, perfeita. Porém, se você gosta de atividades culturais e arquitetura, Manaus é uma cidade que você precisa conhecer. 

Centro histórico de Manaus

A cidade tem um centro histórico lindo. Lá você pode conhecer o Teatro Amazonas, construído em 1896, e a praça do Largo de São Sebastião. A maior parte da arquitetura ao redor, é bem antiga e muito legal. É a parte mais bonita de Manaus, tendo em vista a maneira como o município expandiu. Nas outras regiões da cidade as construções são bem confusas e até engraçadas de ver. O centro histórico, é a parte onde várias atividades culturais são realizadas, não só no teatro, mas na praça do Largo também. Lá, até mesmo de madrugada, encontramos pessoas tocando violino, grupos de teatro e apresentações de filmes. 

Praça do Largo - Manaus, AM

Curiosidades: 

Não perca a oportunidade de fazer o tour guiado no teatro. É MARAVILHOSO por dentro, tem algumas peças históricas e dá para conhecer um pouco mais sobre a história do teatro e da cidade. Por exemplo, durante o tour, descobri que aquele desenho “típico” do calçadão de Copacabana, foi copiado de Manaus. Na praça do Largo, que fica em frente ao teatro, tem o mesmo desenho em branco e preto, simbolizando o encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões. Outra atividade bem legal para fazer por ali, é o Tacacá na Bossa, realizado na praça do Largo toda quarta-feira à noite. Se você gosta de arquitetura, o Manauara Shopping é um ótimo lugar para conhecer. É lindo e carrega muito da identidade da região. 

Flutuante Ecolazer - Manaus, AM

Flutuantes Ecolazer

Na última vez que eu fui em Manaus, tive a oportunidade de conhecer mais sobre os famosos flutuantes da região. Existem os que são restaurantes, em que várias pessoas vão ao mesmo tempo, e os que você pode alugar para uma festa ou um dia em família. Eu fui nos dois flutuantes Ecolazer e foi uma das melhores coisas que eu conheci por lá. É a parte mais fresca da cidade, já que ficamos rodeados só por árvores e pelo Rio Negro. Para chegar nos flutuantes, você precisa ir de voadeira. Não tive coragem de entrar no rio, é muito escuro mesmo e o medo de não saber o que tem por ali foi enorme. No entanto, só de aproveitar o vento e o tempo com os amigos, já foi incrível. Se for possível, não perca a oportunidade de ver o por do sol em um desses flutuantes. É um momento sem explicações. Se você quiser conhecer mais sobre os flutuantes Ecolazer, clique aqui

Flutuante Ecolazer - Manaus, AM

Presidente Figueiredo 

Graças aos meus amigos maravilhosos, Letícia e Lucinho, tive a oportunidade de conhecer uma cidade que fica do ladinho de Manaus, Presidente Figueiredo. É bem pertinho mesmo, são uns 100 km de distância, uma hora mais ou menos para ir de uma para a outra. Presidente Figueiredo é conhecida por ter MUITAS cachoeiras, mas não são todas acessíveis ao público. As que são, sempre cobram uma taxinha para entrar. Algo entre 5 e 10 reais. Nós fomos em três: Santuário, Iracema e Araras. Vimos o sol nascer na cachoeira Santuário e ela é, de longe, a minha preferida das três. Iracema e Araras ficam próximas e o acesso para as duas é no mesmo lugar. Tem umas grutas muito legais por lá. Porém, tem uma trilha que liga a Iracema até a Araras. Meu Deus, parecia que a caminhada não ia acabar NUNCA. No entanto, o esforço valeu demais. São lugares lindos e, para quem curte natureza e aventura, é indispensável conhecer. Ah! No caminho para a cachoeira Iracema e para a cachoeira das Araras, tem umas grutas muito legais! 

Presidente Figueiredo - Amazonas - Manaus

Você já conhece Manaus? Qual é a sua parte favorita da cidade? 
Não conhece ainda? Conta aí nos comentários qual cidade do Norte você tem muita vontade de conhecer!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: