Li, Gostei, Resenhei

Amor Amargo – Jennifer Brown

6 de junho de 2016

Amor amargo - Jennifer Brown

Livro: Amor Amargo;
Autor:
Jennifer Brown;
Editora: 
Gutenberg;
Páginas: 
256;
Sinopse: 
Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer. Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos. (Skoob)

e-commerce-like-heart
Existe uma frase que li em todas as resenhas desse livro e que eu não me encaixo na exceção: Jennifer Brown já tinha me ganho com Lista Negra, mas levou meu coração com o Amor Amargo.

Dito isso, vamos a resenha: Amor Amargo é narrado por Alex, uma garota como qualquer adolescente da mesma idade. Aos 16 anos, está terminando o ensino médio e tem um emprego de meio período. Além de uma relação complicada com o pai. Alex também tem dois melhores amigos, Bethany e Zach, com quem planeja uma viagem em destino às montanhas do Colorado.

Eis que chega um aluno novo, Cole, que faz o gênero clássico de garoto descolado. Cole travessa sua vida tranquila e normalzinha, mudando o percurso do seu ano. Eles se aproximam durante umas aulas de reforço, em que Alex é professora dele e acabam engatando um relacionamento. No começo o namoro vai acontecendo as mil maravilhas. Mas, não demora para que as pessoas ao redor comecem a perceber que tem algo de errado. Não só com Cole, mas com o relacionamento em si. Alex torna-se impassível e cega de amor, não acredita nos amigos e nos familiares. A situação só piora a cada dia.

Amor Amargo mostra a realidade, fugindo do clichê

O livro tinha tudo para ser mais um clichê adolescente. Por seguir um percurso contrário das histórias tradicionais, torna-se um livro necessário na estante de qualquer jovem. Não conheço outros livros com a temática de relacionamento abusivo, mas a autora destacou muito bem como um romance pode influênciar alguém. O quanto existem pessoas ruins e o quanto devemos ter cuidado ao deixar alguém participar de nossas vidas. Além de mostrar o quanto os familiares e amigos são imprescindíveis em momentos como esse.

Jennifer Brown sempre nos fazendo olhar para situações pesadas com outros olhos. <3 Muitas vezes julgamos as pessoas que estão em relacionamentos abusivos por perdoarem os parceiros, por se afastarem dos amigos, por se perder na situação mesmo. Acontece que é incrivelmente complicado se desatar de um nó como esse e a autora conseguiu transmitir essa empatia sem dificuldade.  

Ps: Editora Gutenberg arrasou na capa <3 combinou perfeitamente com a história. A capa original não é nem de longe tão bonita.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: