Popcorn

God help the girl: filme baseado no álbum de Belle & Sebastian

23 de dezembro de 2017

Gênero: Musical;
Ano: 2014;
Roteiro: Stuart Murdoch;
Direção: Stuart Murdoch;
Sinopse: A trama, baseada no disco do Belle & Sebastian de mesmo título, lançado em 2009, gira em torno de Eve, a personagem de Browning, que começa a escrever músicas como forma de superar problemas emocionais. Ela acaba se envolvendo com dois outros músicos na cidade de Glasgow, na Escócia: James (Olly Alexander, de “As Viagens de Gulliver”) e Cass, que está aprendendo a tocar guitarra. A intérprete de Cass será a atriz Hannah Murray (série “Skins”). Ela substituirá Elle Fanning (“Super 8”), que estava cotada anteriormente para o papel. (Filmow)

God Help The Girl é um musical baseado no álbum de mesmo nome da banda Belle & Sebastian. O roteirista e diretor do filme, Stuart Murdoch, é também o vocalista da banda. A trama narra a história de Eve. Atráves das músicas, vamos conhecendo um pouco da sua história e o que está se passando com ela. Eve é garota que, ao fugir de uma clínica de reabilitação para anorexia, conhece um músico, James, em uma casa de shows. James é um cara simpático, porém inseguro. No decorrer da história, os dois se juntam a Cassie, uma garota que tem aulas de música com James, e formam uma banda.

Girando completamente ao redor de Eve, o filme é muito subjetivo. Para entender a trama, tem que estar atento as letras das músicas e as cenas em si. O trio principal é maravilhoso. Emily, atriz que interpreta a Eve, é especialista em fazer personagens que tem uma vida pesada. Seus olhos são muito expressivos e ela é incrivelmente talentosa. Não consigo pensar em nenhuma outra atriz que passaria as emoções de Eve, com tanta sutileza. Enquanto isso, Olly Alexander e Hannah Murray, que também são ótimos atores, interpretaram personagens mais “apagadinhos”, com relação a Eve.

Incrivelmente hipster, talvez não agrade a todos 

God Help The Girl é tem um tom MUITO hipster. Desde o figurino até as músicas. O figurino, por sinal, é maravilhoso. Algumas cenas parecem ter sido filmadas com câmeras antigas, parecendo até fotografias analógicas bem feitas. Murdoch conseguiu traduzir todo o clima folk/indie da banda Belle & Sebastian. É como se estivéssemos assistindo a alma da banda. Tanto que, quando assisti, não sabia que era baseado em um álbum da banda, mas em uma das primeiras cenas que o trio canta junto, a coreografia me lembrou deles automaticamente.  Como já disse, o filme é bem sutil, tem todo um ar de inocente e é bem fofo.  Mas o filme vai muito além desse pano de fundo hipster. São personagens profundos que encantam com muita delicadeza e simplicidade.

Apesar de ser um filme super charmoso e muito gostosinho para passar o tempo, não é para todos os públicos. Dificilmente os nichos mais mainstreams vão gostar de ver God Help the Girl. Mas se, você gosta do universo indie e quer passar um tempo admirando o figurino e ouvindo músicas ótimas, assista!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: