O Pasquim

Flash Mob Rondônia: o 1º flash mob do estado

14 de Janeiro de 2018

Você sabe o que é um flash mob? É, basicamente, um grupo de pessoas que se juntam instantaneamente em algum  lugar para realizar uma ação inusitada previamente combinada. E, ao fim da apresentação, o grupo se dispersa tão rapidamente quanto se reuniram. Muito provavelmente você já viu uma apresentação de flash mob em um filme, como no encerramento do Amizade Colorida. Ou em um dos muitos vídeos de pedido de casamento que viralizaram. 

Em 2013, Yuri Camelo criou o Flash Mob Rondônia (FMRO). Com o objetivo de realizar uma apresentação no Porto Velho Shopping. O criador do grupo mora, atualmente, em São Paulo, mas o grupo nunca mais parou. Muitos já fizeram parte do FMRO, porém, atualmente o grupo conta com 14 membros ativos. Eu conheci o Flash Mob Rondônia em 2014 e acompanhei alguns ensaios do grupo. É visível, desde o primeiro contato, que são pessoas muito comprometidas e dedicadas ao objetivo geral do FMRO. Sem contar, que você nem precisa conhecer eles de perto, basta dar uma olhadinha em suas redes sociais, para perceber que são mais do que um grupo de pessoas que realizam apresentações. Apesar de serem muito diferentes entre si, desenvolveram uma forte amizade.

Confira a entrevista que a equipe do blog realizou com o Flash Mob Rondônia:

Qual o objetivo principal do grupo?

Levar a dança e a alegria para as pessoas. Mostrando que a dança pode ser algo além de um simples passatempo, que pode proporcionar alegria tanto para quem dança quanto para quem assiste. Além de levar entretenimento ao público, incentivando os jovens a desenvolver a cultura regional. Queremos sempre apresentar o que amamos da forma mais verdadeira e honesta possível. E, é claro, se divertir, arrasar e ser feliz!!

Em quais locais o FMRO costuma se apresentar?

Qualquer evento ou local que deseje ter um pouco de alegria. Como no Espaço Alternativo, aeroporto, eventos de cultura asiática e geek, Festival de dança e Amostra Folclórica, entre muitos outros.

Em média, quantos treinos são realizados por mês?

Os ensaios oficiais são aos domingos, das 15h às 18h. Mas, dependendo do projeto, temos ensaios aos sábados e em algumas noites durante a semana também.

Qual foi a apresentação mais especial?

A primeira foi muito especial. Todo o nervosismo, sem saber no que aquilo iria dar. Em como as pessoas reagiriam, em como eu me sairia e toda a adrenalina que foi depois. O sentimento de dever cumprido. Foi uma coisa linda de vivenciar. Alguns gostam bastante da apresentação que fizemos no aeroporto, em 2013. Outros gostam da do Kaminari ou da que realizamos no arraial da Universidade de Rondônia. Mas, todos concordamos que todas são apresentações muito especiais. 

Como funciona o processo seletivo do FMRO?

É por meio de uma audição, em que o dançarino apresenta uma coreografia de no mínimo 30 segundos para os coreógrafos. E, após a apresentação do candidato, os jurados (coreógrafos) decidem se o candidato é aprovado ou não, no mesmo dia da audição. Porém, como estamos em um espaço reduzido, não estamos abrindo seleções no momento.

Existe características pré-determinadas que o FMRO procura nos próximos membros? 

A gente costuma dizer que o flash é um casamento. Só quem realmente está disposto a assumir isso se encaixa. Não somos profissionais em dança, mas também não podemos ensinar desde o básico. Então, a gente exige um mínimo de coordenação motora e que consiga ter facilidade em pegar coreografias. Precisa ter força de vontade, ter ritmo para poder aprender todos os tipos de danças e amor. 

Existem regras pré-estabelecidas para manter o grupo? Expliquem um pouco sobre elas.

Toda e qualquer decisão é conversado entre os membros ativos. Mas, basicamente, respeito pelos dançarinos e coreógrafos. Limpeza no local de ensaio, zelo pelo bem material. Como não temos um local nosso, pagamos o aluguel do nosso galpão. A cota é dividida entre os membros oficiais do grupo e cada um fica responsável por pagar o seu valor até a data do pagamento do aluguel. Ter responsabilidade com os ensaios e muita dedicação. Apesar de ser um grupo de amigos, é preciso separar algumas coisas pessoais, das coisas do grupo. Por que isso pode refletir na convivência. 

Para 2018, quais os planos do grupo e as metas para realizar?

Ainda não montamos nosso calendário, mas sempre trabalhamos com alguns projetos anuais como as apresentações de Kpop, as apresentações em arraial. Temos a meta de abrir aulas de dança para pessoas que desejam aprender e se divertir. Como a do Fit Dance, que o Gustavo será professor. Mas, para isso precisamos deixar o lugar onde ensaiamos acessível para todos. Também queremos voltar a ter um cronograma cheio de apresentações. Realizar apresentações fora do município e do estado. Além de ficarmos ainda mais unidos durante o ano.

O que o público pode esperar de novidades em 2018?

Músicas e coreografias novas, novas apresentações, novas gravações e entre outros tantos projetos que ainda estão por vir. Definitivamente, apresentações maravilhosas e muita rasgação!!!

É isso! Se você gostou e quer acompanhar o Flash Mob Rondônia, curta a página deles no facebook!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: