Para amar

Fight Like a Girl: conheça a ilustradora Kaol Porfírio

27 de março de 2018

Nesse mês de março, fizemos um especial de várias publicações dedicadas ao mês da mulher. Desde enaltecer as amizades sinceras entre mulheres da ficção, até só resenhar livros escritos por mulheres. O mês está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de enaltecer muitas mulheres incríveis por aqui. E, hoje, nós escolhemos falar de Carolina Porfírio, mais conhecida como Kaol Porfírio.

A desenvolvedora de games e ilustradora gaúcha, bomba na internet desde 2015 com o projeto Fight Like a Girl (lute como uma garota, em português). Nesse projeto, Kaol reúne personagens fictícias e mulheres reais, que sejam símbolos de luta e força, com o objetivo de inspirar meninas e mulheres. De acordo com uma matéria do Catraca Livre, Kaol pensava em se tornar apenas desenvolvedora. Queria cursar sistemas da informação para aprender a programar e depois se especializaria em jogos. Posteriormente, acabou se mudando para Porto Alegre e fazendo direto um curso na área de jogos. Inclusive, desde 2012, ela e o namorado são donos da Kuupu, empresa que desenvolve games.

Fight like a girl

Foi exatamente a necessidade do empreendimento, que levou Kaol a descobrir seu talento como ilustradora. Sua série de ilustrações Fight Like a Girl começou após uma conversa que teve com um amigo sobre a série “Buffy, A Caça Vampiros”. Ela quis retratar Buffy Summers como uma garota que luta como uma garota. Em janeiro de 2015, ao postar a ilustração na sua pequena página no Facebook, viu sua arte bombar. Além dos vários fãs que ganhou, os Nos comentários, começaram a aparecer pedidos para que outras personagens fossem representadas e para que as ilustrações fossem estampadas em camisetas. Por isso, Kaol fechou parceria com o site Toda Frida, onde até hoje vários produtos são estampados com suas ilustrações. Ps: Somos apaixonadas pelo site Toda Frida, por que elas vestem todos os tamanhos e tem estampas maravilhosas. Mas, falaremos mais sobre isso em outro post! 

Ficamos felizes em dizer, que essa ilustradora maravilhosa não conquistou só o Brasil. No começo de 2017, a cantora americana Ariana Grande postou um Snapchat usando um moletom com a ilustração que Kaol fez da Malala Yousafzai. O moletom chegou a Ariana por meio da loja feminista americana, Feminist Apparel, que pediu permissão para usar a arte. 

Conheça mais do trabalho de Kaol, clicando aqui.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: