Li, Gostei, Resenhei

Eu me chamo Antônio – Pedro Gabriel

30 de dezembro de 2013

tumblr_mxxe4bw1bc1rid4sdo1_1280

Livro: Eu me chamo Antônio;
Autor: Pedro Gabriel;
Editora: Intrínseca;
Páginas: 192;
Sinopse: Antônio é o personagem de um romance que está sendo escrito e vivido. Frequentador assíduo de bares, ele despeja comentários sobre a vida — suas alegrias e tristezas — em desenhos e frases escritas em guardanapos, com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia. Antônio é perito nas artes do amor, está sempre atento aos detalhes dos encontros e desencontros do coração. Quando está apaixonado, se sente nas nuvens e nada parece ter maior importância, e, quando as coisas não saem como esperado, é capaz de enxergar nas decepções um aprendizado para seguir adiante. Do balcão do bar, onde Antônio se apoia para escrever e desenhar, ele vê tudo acontecer, observa os passantes, aceita conversas despretensiosas por aí e atrai olhares de curiosos. Caso falte alguém especial a seu lado (situação bastante comum), Antônio sempre se acomoda na companhia dos muitos chopes pela madrugada. (Skoob)

“O fenômeno do facebook agora virou livro”, lendo essa frase no Skoob foi como eu descobri que tinha um livro Eu me chamo Antônio. Que ia fazer um baita sucesso, todos nós já sabiamos. Mas, fico feliz em dizer que o sucesso é inteiramente merecido. Eu não sou de ficar lendo e compartilhando tudo que tem na fan page, mas sempre gostei muito do conteúdo publicado pelo autor. Sempre achei a ideia muito criativa. Gosto muito do jogo de palavras que o autor faz.

No entanto, quando recebi o e-book desse livro não sabia exatamente o que esperar. Não queria só um monte de guardanapos num livro, sabe? Eu queria mais. E sim, o livro nos dá mais. Muito mais do que o esperado. O gráfico é maravilhoso, os guardanapos sobre fundos que fazem ligação ao texto, o jogo de palavras, a simplicidade. Os capítulos são divididos com palavras soltas, como “retirada” ou “acorda”.

Em certos momentos, eu não consegui distinguir o que estava escrito em um guardanapo ou outro. Ainda assim, o livro trás uma magia por trás de tanta simplicidade. Mas não se assuste, sobre a dificuldade de ler alguns trechos, o autor já estava totalmente preparado para isso. Colocando no fim do livro um sumário contendo todas as frases.  A leitura é super rápida, li em cerca de uns 3o minutos, no máximo. Impossível não sorrir com as frases estampadas em muitos guardanapos.  São frases que descrevem alguns erros que cometemos, outras podem lembrar alguém por quem você tem carinho. É uma leitura leve, gostosa, simples e carismática, perfeita para momentos de ressaca literária.

Caso você não conheça Eu me chamo Antônio:

Eu me chamo Antônio é uma página criada no Facebook, em outubro de 2012, por Pedro Gabriel. Nessa página, o autor compartilha frases rabiscadas em guardanapos. As frases nos guardanapos provocaram diversos sentimentos em milhares de pessoas na internet, agora foram compiladas em um livro lançado pela editora Intrínseca. 

Espero que gostem! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: