O Pasquim

Ateliê 342: empreendimento entre mãe e filha

20 de maio de 2018

Aproveitando o mês das mães para falar de um empreendimento que conquistou meu coração, apesar de eu nem ser mãe ainda. Porém, antes de mais nada, é importante que vocês conheçam a história das duas mulheres por trás do Ateliê 342. Ivannice Scantbelruy, nascida em Manaus, aprendeu a costurar ainda criança com sua mãe, que era costureira profissional. Aos 28 anos, se mudou para Porto Velho com seu filho e lá conheceu Edson. Com quem casou e teve mais dois filhos. Durante 30 anos, trabalhou na cidade como costureira produzindo roupas para o público feminino e se formou em pedagogia. Já fazia tempo que queria voltar para Manaus, pois os 3 filhos já moravam lá. Em 2017, votou  para a sua cidade natal junto com o marido,  para ajudar na gravidez gemelar da filha do meio. Já a Leticia Scantbelruy, filha do meio da Preta, engravidou em 2017.

“Foi sem planejar e, duas semanas após a descoberta da gravidez, tive mais uma surpresa: a gravidez gemelar. Um mix de sentimentos tomou conta de mim. Medo, amor, ansiedade, expectativa… Muitos deles duram até hoje”, relatou Leticia. Quando engravidou estava cursando o último ano de Direito e trabalhava num escritório jurídico. Por conta do alto risco da gravides e pelos enjoos muito fortes, teve que trancar o curso e parar o estágio. “Eu me vi sem tudo o que eu fazia antes e numa expectativa de uma vida nova com muitas responsabilidades. Mas, nesse momento minha mãe já estava em Manaus para ficar comigo. Nesse tempo ela, que costura muito bem, começou a fazer o enxoval dos gêmeos João e Lucas, coisas de vó babona”.

O Ateliê 342 é um projeto entre mãe e filha, Ivannice (Preta) e Leticia, que nasceu junto com a chegada dos gêmeos, filhos da Lê e netos da Preta. No ateliê, elas produzem e vendem artigos para bebês e mães, com o intuito de facilitar essa fase da maternidade, além de deixá-la mais colorida e gostosa. Alguns dos artigos são: ninho de dormir, rede de berço, saco de dormir, lençol de berço, almofadas personalizadas, camisola para a mamãe que facilite a amamentação, roupa de banho “Tal mãe, Tal filho”, entre outros. Foi uma estratégia que encontraram de melhorar a condição de vida, usando como base a própria experiência com essa fase nova que estão vivenciando. 

Como surgiu o Atelie 342?

A minha mãe, Preta, fez um enxoval lindo para os gêmeos. Todo mundo que via se interessava e perguntava onde eu tinha comprado. Então, tive a ideia de fotografar as coisas e criar um Instagram pra divulgar.

De onde vem a inspiração para a criação dos produtos?

Dos gêmeos, filhos/netos. Sem duvidas eles são a nossa inspiração maior. Nos ensinam suas necessidades e a partir daí fica mais fácil e gostoso criar. A gente brinca que eles são o nosso “controle de qualidade”. Inclusive, eles têm um de cada produto que produzimos. Então, quando fazemos algo que eles não usam ou não gostam, nem produzimos pra vender. rs

Como mãe, sabemos que surgem preocupações na compra de produtos novos para bebês. Vocês carregam essas preocupações nas criações das peças?

Toda hora. A gente, enquanto mãe e avó, sente na pele as dificuldades em comprar produtos para os filhos. Nos preocupamos que os nossos não carreguem preços altos. Além de pensarmos na utilidade e praticidade para facilitar na rotina da mamãe cliente.

Qual foi a entrega mais especial que vocês fizeram?

Todas são especiais. Mas, as que a gente recebe foto dos bebês ou mamães usando os produtos, tiram a nossa respiração. A gente se sente importante e presente na vida do próximo.

Alguma história marcante?

Quando os gêmeos tinham 2 meses, eu tive algumas crises de dor no estômago e precisei fazer uma cirurgia na vesícula. Foi um momento muito delicado, pois não podia cuidar deles, e minha mãe teve que me ajudar. Portanto, não podia produzir. Pensamos até em parar com o ateliê, eu comuniquei para algumas clientes e elas nos deram a maior força para não desistirmos. Isso nos deu muita força pra superar esse momento de dificuldade e entender a importância do ateliê para a gente e para as clientes.

O que o empreendedorismo entre mãe e filha acrescentou na vida de vocês?

Está acrescentando na parte financeira. Eu fiquei desempregada e ainda desempreguei minha mãe, que veio para me ajudar com bebês e deixou sua clientela em Porto Velho. O ateliê tem segurado as pontas. Até por que, com os bebês os gastos só aumentaram. E acrescentou ainda mais na nossa parceria, a gente pensa tudo juntas.

Como é trabalhar com alguém tão próximo assim? E quais foram as principais dificuldades encontradas?

Desafiador. Apesar da intimidade, amor e compreensão, é bastante intenso ter na rotina de trabalho uma pessoa próxima. E as principais dificuldades foram financeiras. Não tínhamos capital para investir. Portanto, a gente tinha que vender e pegar todo o dinheiro pra investir

Qual dica vocês dariam para quem deseja iniciar um projeto pessoal como o de vocês?

É preciso ter coragem e não se deixar desanimar. Sempre tentar e, se der errado, tem que tentar de novo de uma forma diferente.

Para as mamães de primeira viagem, que desejam empreender, quais as dicas para equilibrar trabalho e filhos?

Não se desesperar! rs No início é bem difícil, mas com o tempo tudo vai se encaixando naturalmente. A experiência vai ensinando a organizar o tempo.

Como tem sido a receptividade das mães locais?

Maravilhosa! Quase todas criam vínculo conosco. Trocamos muita experiência e dicas de maternidade. Pra mim, que sou mãe de primeira viagem é ótimo, não tenho ninguém próximo com bebês pequenos. Então, as minhas cliente são meu parâmetro de mãe.

Quais são as próximas conquistas planejadas?

A gente trabalha hoje com a loja virtual, pensamos em mais na frente abrir uma loja física.

Por enquanto vocês só fazem vendas locais. Tem planos de expandir esse mercado para o resto do Brasil?

Nossas vendas são em Manaus, mas já fizemos uma venda para Porto Velho e temos uma encomenda pro interior. A nossa vontade é de vender para o Brasil todo.

É isso! Quem quiser acompanhar o trabalho delas, é só seguir o Ateliê 342 no instagram, clicando aqui. E não esquece de passar no nosso instagram, que essa é a última semana para participar do sorteio.

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: