Being Êrica

5 alternativas para aprender inglês sozinha!

12 de outubro de 2017

Aprender um idioma não é uma tarefa fácil e os cursos disponíveis não são nada baratos. Sem contar que, às vezes não sobra tempo no dia-a-dia para frequentar as aulas. Mas, se o motivo para você não ser bilíngue é a falta de tempo ou dinheiro, sinto dizer que vai precisar de outra desculpa.

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar gratuitamente. Em que você acessa quando quiser. Seja na hora do almoço ou na madrugada antes de dormir. Além do que, não precisa ser um grande sacrifício estudar outro idioma. Você pode fazer isso, enquanto vê um filme ou lê um livro. Para te ajudar à aprender inglês sozinha, separei algumas dicas que me ajudaram bastante:

Leia! Livros, blogs, notícias, tudo ajuda:

Os benefícios da leitura já são bem conhecidos, né? Mas o principal deles, aqui pelo menos, é o enriquecimento do vocabulário. Ler um livro em um idioma que você não domina, pode até ser complicado no começo. Porém, você vai conseguir avançar bastante no aprendizado. Uma boa alternativa é começar com livros infantis. A linguagem utilizada é mais simples e assim você vai criando o hábito aos poucos. Ler blogs e notícias em inglês também são ótimas alternativas gratuitas fáceis de encontrar pela internet. 

Chega de assistir filmes e séries dubladas!

Se você quer mesmo aprender outro idioma e ainda assiste filmes e séries dublados: pare imediatamente. No começo é complicado, mas rapidinho você pega o jeito. A dublagem nunca é fiel, pelo contrário. Muitas coisas perdem o sentido. Piadas perdem a graça. Então, assistir no áudio original, nos permite entender melhor sobre a pronúncia e aprender mais. Em seriados, por exemplo, podemos conhecer gírias e expressões usadas no cotidiano dos nativos. Outra coisa boa para fazer é, aos poucos, ir trocando a legenda para inglês e ir aprendendo mais do vocabulário. 

Youtube: uma infinidade de canais para te ajudar:

No Youtube existe uma enorme variedade de canais disponíveis ensinando inglês. E com focos variados, como: frases para usar em viagens, como pronunciar corretamente, dicas sobre gramática, etc. Outra alternativa é assistir vlogs em inglês, sobre temas que você goste. Como moda, jogos e livros. Encontre seus preferidos e se divirta estudando! Você pode conferir uma lista com 6 canais que ensinam mais sobre o inglês, clicando aqui.

Duolingo: seu novo melhor amigo

Duolingo é um site e um aplicativo em que você aprende inglês jogando. Todo dividido por níveis, que agrupam tudo sobre o mesmo assunto em pequenas lições sobre esse determinado tema. Como, por exemplo, o nível de animais, o de roupas, o de cores… As lições, dentro desses níveis, buscam desenvolver tanto a escrita, quanto a fala, a audição e a pronúncia. É ótimo e você ainda pode treinar aonde e quando quiser. 

Sem medo: pratique!

Independente do que você preferir para estudar, é necessário praticar sempre. Treinar todos os dias, mesmo que seja uma hora por dia. Todas essas alternativas te dão a chance de não ter mais desculpas. Mas não vale “estudar” vendo um seriado, enquanto você está prestando atenção em outra coisa. Toda atenção é necessária para um bom aprendizado. Procure praticar com amigos que já dominam o idioma e faça amizade virtualmente com estrangeiros. Pratique, pratique, pratique! 

Conhece outras dicas para quem está estudando sozinho? Conta aí nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: