Li, Gostei, Resenhei

Anexos – Rainbow Rowell

13 de novembro de 2017

Foto do livro Anexos

Autora: Jenny Han;
Editora: Intrínseca;
Páginas: 304;
Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. Todo mundo na redação sabe. É política da empresa. Mas elas não conseguem levar isso tão a sério e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas. Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho, ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser agente de segurança da internet, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja.

Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonando por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria…? (Skoob)

Anexos, assim como Eleanor & Park, é dividido em duas narrativas. Mas, dessa vez, temos a troca de mensagens entre Beth e Jennifer, duas amigas que trabalham no jornal The Courier; e na outra ponta, conhecemos Lincoln, um funcionário da TI do jornal, responsável por acompanhar os e-mails trocados na empresa, com o objetivo de advertir os funcionários que utilizarem a ferramenta de modo não profissional. No meio desse processo de monitorar os e-mails, Lincoln passa a acompanhar as conversas entre as duas amigas. Sem ter coragem de punir as duas, ele acaba se apaixonando pela Beth, só pela maneira que ela escreve.

Lincoln é um cara desengonçado, que está sempre meio deprimido, sentindo pena de si. Acomodado com a vida que leva e com o trabalho que detesta. De inicio, suas narrativas são até meio arrastadas. Mas, como ele faz o tipo bom moço, fica impossível não gostar dele. O ponto mais alto de Anexos é, definitivamente, Beth e Jennifer. As duas, com suas trocas de e-mails engraçados, carismáticos e cheios de personalidade, deixam o livro super leve e divertido.  Jennifer é casada e não quer ser mãe, de jeito nenhum. Já a nossa protagonista, Beth, namora com um aspirante a rockstar desde a época da faculdade, mora com ele e sonha em se casar. Porém, seu namorado é um belo de um babaca, como o estereótipo manda.

Eu não quero amar tanto alguém a ponto dessa pessoa ocupar toda a minha cabeça, todo meu espaço. Se eu soubesse que ia me sentir desse jeito a seu respeito, teria ido embora muito tempo atrás, enquanto ainda podia.

Eu sou apaixonada por livros que são construídos através de trocas de e-mails. Como O garoto da casa ao lado, da Meg Cabot, e @mor, do Daniel Glattauer. Acho que essa fuga do óbvio é uma ótima oportunidade para ir revelando aos poucos as coisas para os leitores. No caso de Anexos, há os dois tipos de narrativas. Nele, Rainbow Rowell nos dá a chance de ver os personagens evoluírem. Cada personagem passa por uma dificuldade e vai aprendendo a lidar com as coisas aos poucos, amadurecendo. Aprendendo a ter coragem suficiente para saber administrar os problemas de frente. Principalmente o Lincoln, que aos poucos vai aprender que o comodismo não vai lhe levar à lugar algum. As amizades desse livro também estão incríveis. Tanto pela dupla feminina, que já falei aí em cima, quanto pelos companheiros de RPG do Lincoln. São amigos que todos nós gostaríamos de ter.

Anexos não é o melhor livro da Rainbow Rowell, mas com certeza carrega sua identidade como autora. Assim como Eleanor e Park, tem momentos ótimos, diálogos divertidos e uma trama envolvente. A maior diferença é que os personagens são bem mais velhos dessa vez. Se você nunca teve contato com algo escrito pela Rainbow, talvez não seja uma boa opção começar por ele. Mas, se você já leu outros livros da autora, esse é um ótimo livro para matar a saudade de sua escrita. Eu amei, juro que os pontos arrastados passam e que no fim somos surpreendidos com vários momentos memoráveis.  

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: