Li, Gostei, Resenhei

Agora e para sempre, Lara Jean – Jenny Han

6 de novembro de 2017

Foto do livro Agora e para sempre, Lara Jean

Autora: Jenny Han;
Editora: Intrínseca;
Páginas: 304;
Sinopse: Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir? (Skoob)

Agora e para sempre, Lara Jean é o desfecho da trilogia “Para todos os garotos que já amei”. Nele, vemos as nossas principais perguntas serem respondidas. O pai da Lara Jean está noivo de alguém que a Kitty ama, Margot está amando novamente, Lara Jean e Peter seguem apaixonadíssimos. Acontece que está chegando a fase decisiva da vida deles dois, a hora de ir para a universidade. Mas ela já tem tudo planejado, vai para a faculdade que fica na mesma cidade em que mora, para ficar com seu namorado que já foi admitido lá, mas sem morrer de saudades da família.

O problema é que as coisas vão sair do controle completamente. E, para piorar, a frase que fez Margot terminar com Josh, “Não seja a garota que vai para a faculdade namorando” (ou algo assim), começa a assombrar Lara Jean. Será que ela deve terminar com o Peter e seguir planos novos, como fez Margot? Ou deve continuar namorando e seguindo os planos feitos com o namorado?

Uma das melhores coisas de toda essa trilogia é, sem dúvida nenhuma, o amadurecimento da Lara Jean. Apesar dela sempre manter o lado sonhador e fofo, ela cresceu demais ao longo dos três livros. É ótimo acompanhar essa evolução e ver ela repensando algumas atitudes, se descobrindo e vendo o mundo com novos olhos. Expandindo as amizades, fazendo e refazendo planos, abraçando o mundo. Jenny Han mostrou todo o seu talento para criar personagens reais. Com problemas reais. Um dos pontos altos é quando a Lara Jean precisa pôr na balança e decidir: ficar na zona de conforto ou arriscar completamente?

“Nós ainda estamos aqui. O futuro ainda não chegou.”

Eu amo essa trilogia como um todo. Amo as capas e a fonte utilizada. Amo o desenrolar da história e como a autora costuma fugir do óbvio, mesmo quando a história se trata de uma fase que todos nós passamos ou vamos passar. Sem contar que, exatamente por ser um momento que acontece na vida da maioria dos adolescentes, a gente consegue se reconhecer na personagem e nos seus problemas com facilidade. Mergulhando de cabeça na história.

Apesar de ter sentido que algumas pontas ficaram soltas, do segundo para o terceiro livro, e ficaram meio “jogadas” de lado no fim dele, eu gostei do desfecho. A forma como o romance entre Lara Jean e Peter se desenrola, é maravilhosa. Ensinando muita coisa sobre relacionamentos. Sobre não ter o controle sobre a vida de alguém e sim sobre andar lado a lado. Todos os personagens têm um fim super legal, fiquei muito feliz e já estou morrendo de saudade de todos.

Agora e para sempre, Lara Jean, está super recomendado para todos que amam romances fofos, livros jovens. A leitura é rápida e flui maravilhosamente bem, abordando temas necessários para essa fase de amadurecimento que passamos.

Já leu a trilogia? Qual é o seu preferido? Me conta aí nos comentários!

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: