Li, Gostei, Resenhei

365 dias extraordinários – R. J. Palacio

1 de Janeiro de 2018

Autora: R. J. Palacio;
Editora: Intrínseca;
Páginas: 432;
Sinopse: No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração. (Skoob)

365 dias extraordinários é um dos livros “extras” que compõe a série “Extraordinário”, da autora R. J. Palacio. Esse livro foi escrito do ponto de vista do professor de Auggie, Sr. Browne. No primeiro livro, em que somos apresentados a história de August, nós temos a oportunidade de conhecer esse professor maravilhoso. Que, mesmo sendo coadjuvante naquele cenário, chama atenção e conquista os leitores de primeira. Durante todo o ano letivo, o Sr. Browne passa preceitos para os alunos dissertarem sobre eles no fim de cada mês. No fim do ano, o professor pede que os pequenos estudantes enviem um preceito, criado por eles mesmos, de acordo com o que aprenderam durante o ano. 

E assim, nasce o 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr. Browne. Existem frases criadas por grandes personalidades, como autores, trechos de músicas e frases de biscoitos da sorte. Assim como existem preceitos criados por pessoas completamente normais, como eu e você. Durante a criação do livro, a autora pediu que os fãs da série enviassem seus preceitos e selecionou vários para incluir no livro. No final dele, nós conferimos a lista completa com o nome dessas pessoas e de onde elas são. Achei super legal encontrar gente do Brasil na lista. 

Para passar o ano inteirinho inspirado

Definitivamente, 365 dias extraordinários é o tipo de livro que nos inspira e motiva de diversas formas. Os preceitos falam sobre gentileza, empatia, conhecimento e auto-confiança. Entre muitos outros assuntos. Cada preceito é citado em um dia do ano e, no fim de cada mês, o professor disserta sobre algo que vivenciou, com o objetivo de compartilhar uma mensagem final com o leitor. São frases super memoráveis e que fazem a diferença no nosso dia a dia. Eu me apaixonei tanto por esse livro e por cada uma das frases, que o livro está cheio de marcações. Se você observar na foto, vai ver um monte de marcadores de bolinho na lateral dele.

R. J. Palacio foi maravilhosa em criar Extraordinário. Mas, foi brilhante ao criar 365 dias extraordinários. Adorei o fato dela escolher colocar o professor como protagonista dessa vez. É uma das profissões mais bonitas do mundo e é incrivelmente desvalorizada. Porém, acredito que a maioria das pessoas deve algo a algum professor inspirador. Sr. Browne tem um método de ensinar muito bacana e sempre procura avaliar os contextos antes de chegar a alguma conclusão. E, neste livro, ele nos inspira a agir da mesma maneira. Nos inspira com suas dissertações no fim dos meses. Nos inspira com cada uma das frases. E, segue o objetivo inicial da série, nos inspirando a ser pessoas melhores e mais empáticas. 

O livro é lindo, tanto por fora, quanto por dentro. Capricharam demais na criação dele. Pode ser lido um pouquinho por dia, durante o ano inteiro. Ou pode ser lido como eu fiz, de uma vez só. É perfeito para folhear de vez em quando, anos depois de ter lido pela primeira vez, só para ficar com o coração aquecido mais uma vez. Não poderia indicar nenhum outro livro nessa primeira resenha do ano. Tenho certeza que você vai adorar, boa leitura! 

You Might Also Like

No Comments

Comente aqui: